O GP de Espanha de MotoGP começa com Jorge Martín na liderança do campeonato. Apesar de ter falhado o pódio na ronda anterior, o piloto da Prima Pramac Racing tem 21 pontos de avanço face ao segundo classificado, Enea Bastianini (Ducati).
Numa conferência de imprensa, o espanhol não escondeu o desejo de terminar no top três em Jerez pela primeira vez desde que está na categoria rainha, depois de ter limitado os danos no GP das Américas:
– Austin foi um bocado difícil para mim, embora tivesse conseguido salvar depois daquela queda na qualificação. Com a partida fiz o meu melhor, e fui quarto, bons pontos para o campeonato. É certo que o GP de Espanha aqui em Jerez é sempre especial. Penso que só fiz um pódio, no Moto2. Portanto, é um bom objetivo ir outra vez ao pódio aqui, tentar melhorar os resultados da época passada.
Martín identificou depois um aspeto particular para melhorar em Jerez: ‘Lembro-me que tive um ritmo muito bom, um ritmo muito competitivo, mas tive dificuldades para ultrapassar, por isso irei trabalhar no duro neste aspeto para tentar ser mais veloz e tentar ir ao pódio em ambas as corridas’.