Johann Zarco foi o mais rápido do primeiro treino livre do GP de Valência de MotoGP. Quase sempre uma Ducati esteve no topo da tabela de tempos, e o francês acabou por ditar o ritmo.
O primeiro líder da sessão foi Zarco (Prima Pramac/Ducati), na frente de Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) e Joan Mir (Repsol Honda). As segundas voltas lançadas mudaram a tabela por completo, com Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati) a passar para o topo e Raúl Fernández (CryptoDATA RNF MotoGP Team/Aprilia) para segundo.
Apesar de manter a liderança, Martín viu Álex Márquez (Gresini/Ducati) aproximar-se pouco depois… antes de ser ultrapassado pelo mesmo rival. Este perdeu a liderança para Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Racing Team/Ducati), mas Martín voltaria ao topo da tabela de tempos com seis milésimos de vantagem.
Com dez minutos decorridos, Fabio di Giannantonio (Gresini/Ducati) liderou, ao ser 26 milésimos mais veloz do que Martín. Na mesma altura registaram-se as primeiras quedas da sessão: Mir e Álex Márquez, ambos sem sofrerem consequências de maior.
A tabela estabilizou até que a sensivelmente 21 minutos da bandeira de xadrez Marc Márquez (Repsol Honda) e Enea Bastianini (Ducati) se colocaram, respetivamente, em primeiro e segundo. Pouco depois, ambos foram ultrapassados por Maverick Viñales (Aprilia). Este foi depois batido por di Giannantonio.
Mas a melhor volta surgiu apenas no final, quando Zarco rodou em 1m30,191s para bater di Giannantonio por 0,187s. Martín ficou em terceiro a 0,259s, com Bezzecchi e Viñales a completarem o top cinco. Francesco Bagnaia (Ducati), líder do campeonato, começou com um modesto 13.º lugar.