Joe Roberts alcançou finalmente a sua primeira vitória da época no Moto2, no GP de Itália. O americano partiu da pole position e esteve frequentemente na liderança para consumar aquele que é o seu segundo triunfo na categoria.
A corrida foi encurtada de 19 para 12 voltas depois do atraso motivado pela bandeira vermelha na corrida de Moto3. Roberts (OnlyFans American Racing/Kalex) aproveitou a pole position e manteve a liderança, com Alonso López (MB Conveyors SpeedUp/Boscoscuro) em segundo e Darryn Binder (Liqui Moly Husqvarna Intact GP/Kalex) em terceiro.
As posições cimeiras estiveram estáveis, até que na quarta volta López conseguiu a ultrapassagem a Roberts – depois de, no início da mesma, a ter quase conseguido aproveitando o cone de ar na reta principal. Fermín Aldeguer (MB Conveyors SpeedUp/Boscoscuro) caiu na mesma altura, sofrendo o segundo abandono consecutivo.
What a battle! 🔥@AlonsoLopez_21 takes the leads from @joerobertsracer ⚔️#ItalianGP 🇮🇹 pic.twitter.com/SiSbYDcumR
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) June 2, 2024
Binder viria a perder posições para Manuel González (QJMotor Gresini/Kalex) e Arón Canet (Fantic Racing/Kalex), e na quinta volta González chegou a segundo por troca com Roberts. Quando estava a lutar pelo top cinco, Binder caiu na Arrabiatta 1 a sete voltas do fim.
What a shame after the best performance of 2024 💥@DarrynBinder_15 podium hopes end in the gravel 👀#ItalianGP 🇮🇹 pic.twitter.com/dZbozroKvr
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) June 2, 2024
Na nona volta, González e Canet aproveitaram um ataque de Roberts a López para subirem, respetivamente, a primeiro e segundo. No grupo da frente estavam também os pilotos da MT Helmets-MSi, Ai Ogura e Sergio García. Canet assumiu a liderança em Scarperia na mesma volta.
Tudo estava envolto em incerteza, e Roberts rapidamente voltou à liderança, com González a posicionar-se em segundo e López em terceiro. Os dois primeiros começaram a última volta com uma margem mais significativa para os perseguidores, e González aproveitou o cone de ar para ultrapassar Roberts na curva um.
No entanto, o americano respondeu logo a seguir para retomar o comando e mantê-lo até ao fim para obter a primeira vitória da temporada. González terminou em segundo e López fechou o pódio. García, líder do campeonato, chegou ao quarto lugar na última volta ao ultrapassar Ogura. De referir ainda que o wildcard Mattia Pasini (Team Ciatti Boscoscuro) esteve prestes a pontuar com o 12.º lugar, mas caiu na última volta.