Iván Ortolá ditou o ritmo do Treino 1 do GP do Japão de Moto3, e fê-lo com uma nova volta recorde. As condições de pista melhoraram muito ao longo da sessão, depois de não ter chovido ao contrário do que aconteceu esta manhã em Motegi.
Desde cedo que Ortolá (MT Helmets-MSi/KTM) se mostrou como um dos mais velozes, mas foi Ángel Piqueras (Leopard Racing/Honda) que liderou durante mais tempo consecutivo – mais de um quarto de hora, depois de fazer um tempo aos 14 minutos.
O espanhol foi batido pelo colega de equipa Adrián Fernández, que logo a seguir perdeu a posição para Ryusei Yamahaka (MT Helmets-MSi/KTM). E, pouco depois, foi David Alonso (CFMOTO Gaviota Aspar) a liderar.
Mas o colombiano só manteve a posição durante breves instantes, antes de ser batido por Ortolá quando este estabeleceu uma nova volta recorde: 1m55,550s. Piqueras melhorou para ficar a 0,157s, relegando Alonso a terceiro.
Yamanaka e Tatsuki Suzuki (Liqui Moly Husqvarna Intact GP), a competirem em casa, fecharam o top cinco. Daniel Holgado (Red Bull GasGas Tech3), segundo no campeonato, fez o 13.º tempo a 0,943s do topo.
Tempos:
⚡️ @IvanOrtola48 wraps up Friday on 🔝 in #Moto3! @AngelPiqueras18 secures 2nd despite suffering a late crash as Alonso, @yamanaka_ryusei and @TatsukiSuzuki24 complete the top 5 ✌️#JapaneseGP 🇯🇵 pic.twitter.com/bj0QGubZ7b
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) October 4, 2024