Nicholas Spinelli foi o improvável vencedor da primeira corrida do Mundial de Superbike em Assen, conseguindo assim o triunfo logo na primeira vez que competiu no campeonato. A prova foi dada como terminada a sete voltas do fim devido a muito óleo na pista, quando o italiano liderava mas parecia a caminho de perder muitas posições. Recorde-se que Spinelli disputa esta ronda do campeonato como substituto do lesionado Danilo Petrucci.
Condições complicadas no início da corrida. A pista estava molhada, mas o sol brilhava. Alguns pilotos optaram pelo menos por um pneu slick, mas no momento do arranque começou a chover intensamente e isso prometia baralhar tudo.
🚀 #WorldSBK RACE 1 IS UNDERWAY here at Assen! 🚀@jonathanrea takes the lead position at the first corner🔥#DutchWorldSBK 🇳🇱 pic.twitter.com/wZKPxvQrKI
— WorldSBK (@WorldSBK) April 20, 2024
Boa partida de Jonathan Rea (Pata Prometeon Yamaha) para manter a liderança desde a pole position, enquanto Andrea Iannone (Team GoEleven/Ducati) subiu a segundo. Ainda na primeira volta, Rea perdeu posições, enquanto Spinelli (Barni Spark Racing Team/Ducati) surpreendeu com os pneus para chuva e não só subiu a primeiro, como também se isolou.
Incredible line taken by Nicholas Spinelli to move to the front 📈#DutchWorldSBK 🇳🇱 pic.twitter.com/O5vSIX4l5u
— WorldSBK (@WorldSBK) April 20, 2024
Ao cabo de duas voltas, o rookie italiano já tinha impressionantes nove segundos de vantagem para Axel Bassani (Kawasaki), com Iannone em terceiro e Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW) em quarto. As posições na frente iam mudando, e só dois pilotos se mantinham nos lugares de pódio consistentemente: Spinelli e Bassani.
Andrea Locatelli (Pata Prometeon Yamaha) encontrava-se em segundo na quarta volta, quando Spinelli já tinha mais de 24 segundos de avanço. A chuva cessou e o sol começou a brilhar, o que prometia baralhar de novo as contas – em especial para Spinelli, que tinha dois pneus de chuva. Na quarta volta, Iannone caiu e abandonou.
Nicholas Spinelli leads with a gap of 24.359s 🚀#DutchWorldSBK 🇳🇱 pic.twitter.com/25h48zhF6G
— WorldSBK (@WorldSBK) April 20, 2024
Se o líder ainda continuava muito destacado, o resto do pelotão estava muito próximo, com constantes trocas de posição. Com o fim da chuva, a distância de Spinelli começou a reduzir gradualmente. Razgatlioglu chegou ao segundo lugar e Álvaro Bautista (Aruba.it Ducati) estava em terceiro na oitava das 21 voltas. O líder estava 21 segundos à frente, e só o primeiro setor lhe permitia afastar-se dos perseguidores.
À medida que as voltas iam passando, tornava-se evidente que seria muito difícil Spinelli levar de vencida: a margem encurtava cada vez mais, com os pneus de chuva a serem uma desvantagem com a pista a secar. Bautista era o segundo classificado, conseguindo ganhar uma ligeira margem a Razgatlioglu.
Na volta 14, troca de segundo classificadom, com Razgatlioglu a ultrapassar Bautista de forma vistosa assumindo, assim, a perseguição a Spinelli. Golpe de teatro a sete voltas do fim. Quando parecia que Spinelli iria ser ultrapassado e engolido pelo pelotão inevitavelmente, foi mostrada uma bandeira vermelha devido às condições do asfalto: havia óleo na pista deixada pela Yamaha de Locatelli quando o motor cedeu instantes antes.
A direção de corrida decretou que a corrida não seria reatada, uma vez que já estavam cumpridos dois terços da distância. Assim, Spinelli foi decretado o vencedor, com Razgatlioglu em segundo e Bautista completou o pódio. Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha) e Alex Lowes (Kawasaki) completaram o top cinco na frente de Rea.