• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 26, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Noticias de Motos

Honda prepara superbike elétrica com alma de Fireblade

by Redação
Julho 11, 2025
in Noticias de Motos
0
Honda prepara superbike elétrica com alma de Fireblade
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A Honda está a dar passos firmes no caminho da eletrificação e, ao que tudo indica, está a fazê-lo com uma abordagem ambiciosa e carregada de herança desportiva. Recentes patentes reveladas mostram que a marca japonesa está a desenvolver uma superbike elétrica que incorpora soluções técnicas herdadas da icónica Fireblade e da experiência acumulada no TT Zero com a Mugen Shinden.

O desenho técnico revela uma arquitetura invulgar: o motor elétrico está posicionado atrás do pivô do braço oscilante, libertando espaço para baterias adicionais no centro da moto. Esta disposição, já testada com sucesso em competição, permite equilibrar melhor a distribuição de peso e otimizar a agilidade da moto, sobretudo em condução desportiva.

RelatedPosts

Darryn Binder ‘aterra’ no Motoamerica

NIU faz história, com máximos em 2025: Regresso ao crescimento e novo record histórico de vendas

Yamaha TDM850 / TDM900 (1991–2011): a moto que nasceu antes do seu tempo

Mas a grande inovação está no conjunto modular que integra motor, braço oscilante e suspensão traseira numa única peça. Esta unidade pode ser fixada ao quadro principal com apenas três parafusos, o que facilita a montagem, manutenção e até a eventual substituição por componentes atualizados.

A suspensão traseira, com amortecedor horizontal montado sobre o motor, é compacta e inteligente. O sistema permite que toda a unidade traseira funcione quase como um “cartucho” técnico independente, que pode ser adaptado a diferentes tipos de chassis — desde os tradicionais em alumínio até estruturas monocoque com a bateria como elemento estrutural.

Até as ligações elétricas foram pensadas para facilitar a vida aos engenheiros: o motor tem um conetor de alta tensão de encaixe rápido na frente da unidade, ideal para trocas em contexto de competição ou desenvolvimento intensivo.

Este conceito modular não visa apenas o desempenho imediato, mas antecipa uma plataforma escalável e preparada para evoluções futuras. Com esta abordagem, a Honda não está apenas a criar uma moto elétrica de alto desempenho, mas a projetar uma base tecnológica para uma nova geração de desportivas elétricas.

Source: TodoCircuito

Related

NIU faz história, com máximos em 2025: Regresso ao crescimento e novo record histórico de vendas

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
NIU faz história, com máximos em 2025: Regresso ao crescimento e novo record histórico de vendas

A NIU Technology prepara-se para fechar 2025 com um marco decisivo na sua história recente. A marca chinesa especializada em mobilidade elétrica de duas rodas deverá atingir um...

Read moreDetails

Yamaha TDM850 / TDM900 (1991–2011): a moto que nasceu antes do seu tempo

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
Yamaha TDM850 / TDM900 (1991–2011): a moto que nasceu antes do seu tempo

Quando a Yamaha apresentou a TDM850 em 1991, poucos perceberam o que a marca japonesa estava realmente a lançar. Numa época em que o mercado estava rigidamente dividido...

Read moreDetails

BMW Motorrad reforça o seu compromisso com segurança, inovação e estilo na nova coleção de vestuário 2026

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
BMW Motorrad reforça o seu compromisso com segurança, inovação e estilo na nova coleção de vestuário 2026

A BMW Motorrad apresentou a sua coleção de vestuário para 2026, uma gama abrangente de equipamento técnico e vestuário casual que reflete mais de quatro décadas de experiência...

Read moreDetails

O fim da KTM RC390

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
O fim da KTM RC390

Volume baixo de vendas e um obrigatório aumento do preço para o modelo possa estar de acordo com a norma Euro5+ foram decisivos para que a KTM decidisse...

Read moreDetails

Benelli Leoncino Bobber 400: O V-Twin italiano que desafia as regras do universo custom

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
Benelli Leoncino Bobber 400: O V-Twin italiano que desafia as regras do universo custom

A Benelli entra em território pouco explorado com a Leoncino Bobber 400, uma moto que cruza a identidade histórica da família Leoncino com a filosofia crua e minimalista...

Read moreDetails

6.ª Moto‑Volta a Portugal Honda arranca em maio com nove dias de aventura e 2200 km

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
6.ª Moto‑Volta a Portugal Honda arranca em maio com nove dias de aventura e 2200 km

Evento exclusivo para motos Honda volta a percorrer o país de norte a sul, com visitas culturais, gastronomia regional e um percurso em forma de “oito” que inclui...

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.