As principais “bases” da família de todo-o-terreno, vencedoras de vários campeonatos da Honda, a CRF450R, a CRF450RX, a CRF250R e a CRF250RX, recebem atualizações de monta para 2025, com o objetivo de reduzir os tempos por volta em todos os níveis de competição.
No centro das alterações temos um quadro dupla trave em alumínio que é 70% novo. Este quadro tem um tubo inferior dianteiro redesenhado e as travessas de reforço combinam-se com os novos pontos de pivot e com o suporte superior do monoamortecedor para gerar um aumento de 8% na rigidez torsional e de 5% na rigidez lateral, melhorando a tão importante estabilidade em curva.
O quadro também tem novos pontos para a fixação do subquadro, novas mesas, superior e inferior, e uma nova fixação do eixo da roda dianteira que suportam a nova forquilha dianteira Showa de 49 mm, desenvolvida para melhorar o controlo do piloto, desde o movimento inicial da suspensão até ao fim do curso do eixo. A forquilha é complementada por um novo monoamortecedor traseiro, também Showa, e por uma biela Pro-link, configuração que dá o melhor desempenho em pista, mesmo nas superfícies mais difíceis.
As jantes de alumínio DID pretas mantêm-se, mas os modelos de 2025 incluem uma nova pinça de travão à frente com dois êmbolos, desenvolvida com base na experiência de competição do HRC; os êmbolos deste componente são novos e as ranhuras de vedação também, o que melhora significativamente a travagem a quente.
Os motores dos modelos de 2025 têm novos mapas de injeção, uma cambota redesenhada e extensas revisões na admissão e no escape. A cambota tem maior rigidez à volta do moente da biela e melhor momento de inércia, permitindo atingir mais rotação. As melhorias nos fluxos gasosos fazem com que o ar que entra no motor o faça por uma via mais direta através da admissão, da caixa-de-ar e dos funis de admissão, o que diminui a resistência e melhora o controlo do acelerador e as próprias acelerações. O sistema de escape, que tem uma nova panela mais robusta, beneficia de novos coletores maiores no início do trajeto e de uma saída mais a direito e ainda mais suave, o que melhora a potência e a aceleração nas gamas média e alta. Em termos de eletrónica, a CRF250R de 2025 ganha o sistema HSTC de controlo de tração variável da sua irmã maior, com 3 modos, e uma definição “off” para desligar completamente o sistema.
As CRF450R e CRF250R de 2025 apresentam resguardos e tampas atualizadas e de baixo peso, adornadas com os novos gráficos da família CRF, que agora incluem a Asa Honda, colocada de forma proeminente no guarda-lamas dianteiro.
As CRF450RX e CRF250RX de 2025 tiram partido das mesmas atualizações que as suas irmãs de motocross e têm mapas de injeção exclusivos para um melhor desempenho em enduro. O depósito em plástico com capacidade de 8 litros de combustível (em comparação com o depósito de titânio de 6,3 litros das suas homólogas “R”), o descanso lateral em alumínio forjado e as proteções dos punhos de série são componentes que foram mantidos.
Pela primeira vez, a gama europeia de CRFs da Honda será reforçada com a introdução da CRF250RWE e da CRF450RWE. Estas “Works Editions”, produzidas juntamente com as outras CRFs de 2025 na fábrica de Kumamoto, no Japão, apresentam atualizações e configurações únicas que melhoram as performances e o fator de atração.
Tanto a CRF250RWE como a CRF450RWE apresentam aberturas de admissão/escape trabalhadas à mão, um escape Yoshimura de alto rendimento e um filtro de ar TwinAir para melhorar a gestão dos fluxos gasosos, mapeamentos de ignição exclusivos complementados por definições únicas do modo de arranque, para além de uma impressionante tampa em vermelho metalizado na cabeça do motor. No que diz respeito ao quadro, a forquilha melhorada apresenta um revestimento escuro especial Kashima nas jarras e um revestimento de titânio nas bainhas e no monoamortecedor traseiro, mesas superior e inferior pretas, uma corrente DID DM2 dourada, guiador Renthal, banco Throttle Jockey, jantes pretas DID-LTX, suporte do eixo dianteiro anodizado preto e novos gráficos, para além de uma gravação a laser nas jantes e nas tampas da suspensão.
A CRF250RWE também vem equipada com uma nova embraiagem e um sistema hidráulico, com bomba secundária revista que reduz a força de tração da manete da embraiagem em 16% quando comparado com um sistema operado por cabo. Isto também reduz a variação na folga e na sensação da embraiagem à medida que a temperatura da embraiagem aumenta.
A CRF450RWE tem um cesto de embraiagem Hinson feito para este modelo, com novas molas de amortecimento e tampa de embraiagem que melhoram a resistência ao desgaste e também as performances.
Para 2025, os membros mais pequenos da família CRF – a CRF150R, a CRF125F, a CRF110F e a CRF50F – seguem o exemplo das suas irmãs maiores e têm todos os novos gráficos da família CRF.