Os últimos anos ficaram marcados por uma acentuada quebra de competitividade da Honda no MotoGP. O ponto baixo foi 2023, em que só conseguiu um triunfo – de um piloto da equipa satélite LCR Honda. Por causa destes resultados, terá o máximo de concessões disponíveis em 2024, e visa aproveitá-las da melhor forma.
De acordo com o site Motorsport.com, o construtor japonês definiu uma agenda preenchida de testes privados, quando pode ter até 22 dias ao longo da temporada. No entanto, é possível que perca alguns dos mesmos durante o ano, já que as concessões serão revistas na pausa de verão conforme os resultados.
Os regulamentos criados para 2024 prevêem a possibilidade de os pilotos titulares participarem em testes privados, ou seja, Joan Mir e Luca Marini poderão pilotar tal como o piloto de testes Stefan Bradl. O alemão, que também deverá disputar Grandes Prémios como wildcard até um máximo de cinco, poderá não ser o único piloto de testes – a Honda está à procura de um segundo, para dividir o trabalho.