• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Terça-feira, Dezembro 23, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Noticias de Motos

Honda EV Outlier Concept segundo Yuya Tsutsumi: Palavras que definem uma nova era elétrica

by Redação
Dezembro 23, 2025
in Noticias de Motos
0
Honda EV Outlier Concept segundo Yuya Tsutsumi: Palavras que definem uma nova era elétrica
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

“O termo ‘outlier’ significa algo que não está limitado por fronteiras”, explica. “Queríamos mostrar que a visão da Honda para as motos elétricas não passa por substituir motores de combustão por energia elétrica. Trata‑se de evoluir para uma categoria completamente nova.” Esta afirmação resume a filosofia do projeto e afasta, desde logo, a ideia de continuidade direta com os modelos atuais.

RelatedPosts

Ducati celebra o título de Marc Márquez e apresenta a exclusiva Panigale V4 Márquez 2025 World Champion Replica

Stark Varg recebe luz verde para competir no Red Bull Erzbergrodeo

Buell Super Cruiser chega aos EUA; Reino Unido também já sabe que irá receber a moto, e em Portugal?

Ao contrário do seu papel habitual, Tsutsumi‑san não se limitou a transformar ideias de design em soluções técnicas. Supervisionou todo o processo, do conceito inicial à construção do protótipo. “Primeiro, redefinimos os valores existentes”, revela. “Perguntámo‑nos que tipo de valor só pode ser alcançado através da eletrificação. Essa pergunta orientou todo o desenvolvimento.”

O processo criativo seguiu o espírito Waigaya da Honda, com equipas do Japão e de outros países a trocarem ideias de forma aberta. “Ao partilhar perspetivas entre diferentes nacionalidades e especialidades, aprendemos uns com os outros e criámos algo que não seria possível através de processos tradicionais”, sublinha Tsutsumi‑san.

No plano sensorial, o responsável identifica três conceitos‑chave que moldaram a EV Outlier Concept: deslizamento, êxtase e baixo. “Deslizamento representa a fluidez e o silêncio próprios dos veículos elétricos”, explica. “Aceleração, desaceleração e curva fluem de forma contínua, criando a sensação de deslizar sobre o solo.” Já o êxtase surge como o oposto complementar: resposta imediata, binário elevado e uma ligação intensa entre condutor e máquina. “A coexistência destas duas sensações opostas só é possível com propulsão elétrica.”

O terceiro elemento, “baixo”, está ligado à posição de condução. “Ao baixar o banco e o ponto de visão, criámos uma nova perceção de visibilidade e aceleração”, afirma. Para reforçar essa ideia, a equipa aumentou o volume na zona frontal, criando proporções inéditas. O banco tipo bucket completa o conceito. “Permite absorver as forças de aceleração e fazer curvas através do movimento da anca, algo que não existe em nenhuma moto atual.”

A ligação homem‑máquina é aprofundada através da interface gráfica. “Queríamos criar novas formas de interação, descobertas que inspirassem experiências inéditas”, refere Tsutsumi‑san, apontando para a visualização em tempo real do ângulo de inclinação e da potência do motor. O caminho até este resultado não foi simples. “Tivemos dificuldades com as proporções. Nos modelos de combustão existe uma teoria estabelecida da beleza. A Outlier Concept quebra essa convenção.”

Para Tsutsumi‑san, esse desafio é precisamente onde reside a oportunidade. “A eletrificação das motos ainda está no início. Não existem referências”, afirma. “É nessa incerteza que as forças da Honda se tornam mais evidentes.” A combinação de conhecimentos de motores de combustão, automóveis, robótica e outras áreas permitiu adotar novos materiais e soluções técnicas, apontando um possível rumo para o design das motos elétricas do futuro.

“Acreditamos que esta abordagem transversal e sem fronteiras será a força motriz da próxima geração de motos elétricas”, conclui. A estreia mundial da EV Outlier Concept no Japan Mobility Show 2025 procurou precisamente isso: transmitir surpresa, curiosidade e emoção — os mesmos sentimentos que, segundo Tsutsumi‑san, estiveram na origem de todo o projeto.

Source: SoyMotero

Related

Ducati celebra o título de Marc Márquez e apresenta a exclusiva Panigale V4 Márquez 2025 World Champion Replica

by Redação
Dezembro 22, 2025
0
Ducati celebra o título de Marc Márquez e apresenta a exclusiva Panigale V4 Márquez 2025 World Champion Replica

A Ducati viveu um dia histórico em Borgo Panigale ao celebrar o título mundial de MotoGP conquistado por Marc Márquez e o conjunto de sucessos desportivos alcançados em...

Read moreDetails

Stark Varg recebe luz verde para competir no Red Bull Erzbergrodeo

by Redação
Dezembro 22, 2025
0
Stark Varg recebe luz verde para competir no Red Bull Erzbergrodeo

A Stark Future alcançou um marco histórico ao garantir a aprovação da sua moto elétrica Varg para competir no Red Bull Erzbergrodeo, uma das provas de hard enduro...

Read moreDetails

Buell Super Cruiser chega aos EUA; Reino Unido também já sabe que irá receber a moto, e em Portugal?

by Redação
Dezembro 22, 2025
0
Buell Super Cruiser chega aos EUA; Reino Unido também já sabe que irá receber a moto, e em Portugal?

A Buell confirmou oficialmente o início das entregas da aguardada Super Cruiser nos Estados Unidos, marcando um momento decisivo para a marca americana após um longo processo de...

Read moreDetails

Voge 900DSX MY2025: como a trail chinesa conquistou a Península Ibérica e se tornou um fenómeno de vendas

by Redação
Dezembro 22, 2025
0
Voge 900DSX MY2025: como a trail chinesa conquistou a Península Ibérica e se tornou um fenómeno de vendas

Num mercado dominado historicamente por marcas japonesas e europeias, poucas motos conseguiram, nos últimos anos, abalar o status quo como a Voge 900DSX. Em 2024 já tinha surpreendido...

Read moreDetails

Benda P51 hybrid boxer: o surpreendente motor híbrido de 250cc que desafia a lógica

by Redação
Dezembro 22, 2025
0
Benda P51 hybrid boxer: o surpreendente motor híbrido de 250cc que desafia a lógica

A Benda aproveitou o palco da EICMA, o maior salão de motos do mundo, para mostrar muito mais do que a Dark Flag 950 com motor V4. Entre...

Read moreDetails

Kawasaki e os híbridos: novas patentes apontam para uma evolução mais eficiente

by Redação
Dezembro 22, 2025
0
Kawasaki e os híbridos: novas patentes apontam para uma evolução mais eficiente

A Kawasaki continua a apostar seriamente na tecnologia híbrida e uma nova patente revela que a marca japonesa está a repensar a arquitetura destas motos para resolver um...

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
MSports Play Icon
MSports Play
The New streaming service
Download
×
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.