A Honda prepara a CBR500R para 2026 com uma atualização de peso: a introdução da tecnologia Honda E-Clutch, um sistema que eleva a condução a um nível de fluidez nunca visto no segmento A2. Com 35 kW (47cv) e 43 Nm extraídos do conhecido bicilíndrico de 471 cm³, o modelo mantém o carácter vivo que sempre a definiu, mas agora recebe um pacote de equipamento mais completo, novas cores e uma estética alinhada com a Fireblade de última geração. O resultado é uma supersport acessível, mais madura e perfeitamente afinada tanto para deslocações diárias como para momentos de diversão em estrada aberta.
A estética segue a filosofia The Shape Of Speed, com linhas tensas e carenagens que canalizam o ar para aumentar a estabilidade do eixo dianteiro. Os faróis LED redesenhados melhoram a iluminação lateral e central, enquanto o farolim traseiro segue a mesma assinatura visual. O painel TFT de cinco polegadas, com colagem ótica para reduzir reflexos, introduz conectividade Honda RoadSync, permitindo navegação curva-a-curva, gestão de chamadas e acesso direto às funções do smartphone através do novo interruptor de comutação iluminado no punho esquerdo. Mantém-se a altura do assento nos 785 mm, tornando a moto acessível a condutores de várias estaturas.







Na ciclística, a CBR500R reafirma a postura desportiva com avanços montados por baixo da mesa superior, quadro em aço tipo diamante otimizado para flexão controlada, e componentes premium como a forquilha invertida Showa SFF-BP de 41 mm e o monoamortecedor traseiro Showa com pré-carga ajustável. À frente, dois discos de 296 mm com pinças Nissin radiais de quatro êmbolos garantem potência de travagem robusta, enquanto as jantes de cinco raios em forma de Y reduzem peso não suspenso e recebem pneus 120/70-ZR17 e 160/60-ZR17. O peso final em ordem de marcha mantém-se nos 191 kg.
O motor de dois cilindros paralelos mantém a sua personalidade efervescente e o equilíbrio que o tornou uma referência na categoria. A entrega de potência permanece linear e cheia desde baixa rotação, com sonoridade mais encorpada graças ao escape de dupla saída. A gestão PGM-FI revista aumenta a resposta inicial e torna as acelerações mais naturais. O sistema HSTC continua de série, intervindo de forma suave quando a roda traseira tende a perder tração. A embraiagem assistida e deslizante melhora estabilidade nas reduções e ajuda a manter a traseira composta em condução mais empenhada.


A grande novidade do modelo é a Honda E-Clutch. Esta solução — inédita nesta classe — permite arrancar, parar e trocar de caixa sem acionar a manete da embraiagem, atuando de forma quase instantânea graças a um atuador compacto de dupla motorização. O sistema é totalmente opcional, adiciona apenas dois quilos ao conjunto e pode ser desativado pelo condutor a qualquer momento. Para quem preferir, a manete funciona normalmente, e o sistema reativa-se sozinho após alguns segundos. É possível ainda ajustar a força necessária no pedal através de três níveis: HARD, MEDIUM e SOFT, tanto para subir como para reduzir. Esta tecnologia abre espaço a um estilo de condução mais fluído, confortável e divertido, especialmente útil em uso urbano.





A marca oferece ainda uma gama de acessórios genuínos organizada em packs. O Pack Racing reforça a vertente desportiva com bacquet traseira, autocolantes de jante, proteção de depósito tipo carbono e mica fumada de 400 mm. Para quem procura conforto nas viagens prolongadas, o Pack Comfort inclui punhos aquecidos com cinco níveis, tomada de alimentação e saco de depósito de três litros com cobertura impermeável. Entre equipamento, tecnologia e opções, a CBR500R de 2026 apresenta-se como uma supersport equilibrada, acessível e agora ainda mais sofisticada, reforçando o papel que ocupa há mais de uma década como porta de entrada para o universo desportivo da Honda.


Especificações Técnicas Honda CBR500R 2026
| Especificações técnicas | CBR500R 2026 | CBR500R 2026 E-Clutch |
|---|---|---|
| MOTOR | ||
| Tipo do motor | Bicilíndrico paralelo, 4 tempos, DOHC, arrefecimento por líquido | |
| Cilindrada | 471 cm³ | |
| Diâmetro x Curso (mm) | 67 mm x 66,8 mm | |
| Relação de compressão | 10,7 : 1 | |
| Potência máxima | 35 kW (47 cv) às 8500 rpm | |
| Binário máximo | 43 N·m às 6500 rpm | |
| Nível de ruído com a moto parada (dB) | 89 (dB) A | |
| Velocidade máxima | 176 km/h | |
| Capacidade de óleo | 3,2 L | |
| Arranque | Elétrico | |
| SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DE COMBUSTÍVEL | ||
| Alimentação | Injeção eletrónica de combustível PGM-FI | |
| Capacidade do depósito | 17,1 L | |
| Emissões de CO2 (WMTC) | 80 g/km | |
| Consumos | 3,5 L/100 km | |
| SISTEMA ELÉTRICO | ||
| Tipo da bateria | AGM | |
| Capacidade da bateria | 12 V 7,4 Ah | |
| TRANSMISSÃO | ||
| Tipo de embraiagem | Embraiagem húmida, assistida com função deslizante, discos múltiplos | Embraiagem húmida, assistida com função deslizante, discos múltiplos, sistema Honda E-clutch |
| Tipo de caixa | 6 velocidades | |
| Transmissão final | Por corrente | |
| QUADRO | ||
| Tipo de quadro | Diamante em aço | |
| CICLÍSTICA | ||
| Dimensões (C x L x A) | 2080 mm x 760 mm x 1145 mm | |
| Distância entre eixos | 1410 mm | |
| Ângulo da coluna da direção | 25,5° | |
| Eixo de arraste (trail) | 102 mm | |
| Altura do banco | 785 mm | |
| Altura ao solo | 130 mm | |
| Peso | 191 kg | 193 kg |
| Raio de viragem | 2,9 m | |
| SUSPENSÃO | ||
| Suspensão dianteira | Forquilha invertida Showa SFF-BP de 41 mm de diâmetro | |
| Suspensão traseira | Monoamortecedor Pro-Link com 5 níveis de regulação da pré-carga e braço oscilante cruzado e oco em aço | |
| JANTES | ||
| Roda dianteira | 17M/C X MT3.5, jante de alumínio de 5 raios em Y | |
| Roda traseira | 17M/C X MT4.5, jante de alumínio de 5 raios em Y | |
| Pneu dianteiro | 120/70ZR17M/C (58W) | |
| Pneu traseiro | 160/60ZR17M/C (69W) | |
| TRAVÕES | ||
| Tipo do ABS | 2 canais | |
| Travão dianteiro | Dois discos de 296 mm x 4 mm com pinças radiais Nissin de quatro êmbolos | |
| Travão traseiro | Um disco de 240 mm x 5 mm com pinça de um êmbolo | |
| INSTRUMENTOS E SISTEMAS ELÉTRICOS | ||
| Instrumentos | Ecrã TFT de cinco polegadas com disposição variável | |
| Farol | LEDs | |
| Luz traseira | LEDs | |
| Conectividade | Aplicação RoadSync | |
| Sistema de segurança | Imobilizador HISS | |
| Sistema HSTC | Sim | |
| Caraterísticas adicionais | ESS | |













