A CBR1000RR-R Fireblade dá um enorme passo em frente no desenvolvimento, com o seu motor de quatro cilindros em linha e 1000 cm³, distribuição tipo semi-came e novas afinações no comando para dar acelerações ainda mais fortes a média rotação e alta potência a elevada rotação.
O sistema TBW de 2 motores oferece um controlo e uma sensação de alta precisão a baixa rotação, com mais efeito de travão-motor, se necessário. As especificações também incluem um braço oscilante semelhante ao da RC213V-S, uma unidade IMU para medir a inércia com seis eixos e um amortecedor direção HESD de 3 níveis; a toda a suspensão tem qualidade de competição, é da Öhlins (S-EC03), com válvulas de êmbolo e interface OBTi.
O painel de instrumentos tem também um novo guia para afinar a pré-carga. A travagem é da Brembo, com as novas pinças Stylema R de quatro êmbolos à frente. As novas alhetas à frente criam uma força descendente sobre a moto, mas têm menos 10% de desvio (yaw) em curva. A posição de condução também foi ajustada para dar um maior controlo por parte do condutor.
Também está disponível uma edição limitada da CBR1000RR-R Fireblade SP, a CBR1000RR-R Fireblade SP Carbon Edition. Para mais informações pode visitar o site oficial da Honda.