• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Domingo, Dezembro 21, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Destaque Comércio

Honda CB500 Hornet de 2026 faz estreia no mundo E-Clutch

by Redação
Novembro 25, 2025
in Destaque Comércio, Noticias de Motos
0
Honda CB500 Hornet de 2026 faz estreia no mundo E-Clutch
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A Honda reforça a sua ofensiva no segmento A2 com a CB500 Hornet 26YM, que passa a disponibilizar, pela primeira vez, a tecnologia Honda E-Clutch. A novidade aproxima esta naked do espírito mais tecnológico da família Hornet e oferece a novos e experientes motociclistas uma forma diferente de explorar o seu motor de 471 cc, mantendo toda a simplicidade de utilização que sempre marcou este modelo. O sistema permite arrancar, parar e engrenar mudanças sem recorrer ao manete da embraiagem, usando apenas o pedal de mudanças, mas conserva a opção de funcionamento manual sempre que o condutor o desejar.

O conjunto técnico mantém o que já caracterizava a CB500 Hornet como uma das opções mais equilibradas da classe. O motor de dois cilindros, compatível com carta A2, continua a disponibilizar os 35 kW de potência máxima e 43 Nm de binário, agora com afinação PGM-FI revista para melhorar a aceleração a baixos regimes e suavizar a entrega ao longo de toda a faixa de rotações. A embraiagem assistida e deslizante contribui para trocas de caixa mais leves e maior estabilidade em reduções mais agressivas.

RelatedPosts

Kawasaki e os híbridos: Novas patentes apontam para uma evolução mais eficiente

Shark SKWAL CUP Speed-Fancy: Espírito de competição para a estrada

Motul renova com WSBK até 2030

A ciclística sustenta o carácter streetfighter com elementos de qualidade num conjunto leve e fácil de gerir. A frente recorre a forquilha Showa 41 mm SFF-BP USD, combinada com um amortecedor traseiro Showa Prolink com cinco posições de pré-carga. Os dois discos de 296 mm são mordidos por pinças Nissin radiais de quatro pistões, coordenados com ABS de dois canais. Com 188 kg de peso em ordem de marcha (191 kg na versão E-Clutch), a moto apresenta uma repartição de massas de 50/50 e um quadro em aço que foi desenhado para transmitir sensações naturais e filtrar vibrações.

A ergonomia continua a privilegiar a acessibilidade. O banco situa-se a 785 mm do solo, o guiador cónico oferece controlo imediato e o conjunto mantém um perfil compacto, com 2080 mm de comprimento total e depósito de 17,1 litros que, aliado ao consumo médio anunciado de 3,5 L/100 km, permite autonomias superiores a 480 km. O equipamento tecnológico é liderado pelo painel TFT de cinco polegadas com conectividade Honda RoadSync, navegação passo-a-passo e comandos num prático seletor retroiluminado. Toda a iluminação é LED, com farol de feixe amplo e luz traseira redesenhada.

A estética segue a filosofia Digital Dynamism iniciada na CB750 Hornet: linhas vincadas, uma secção dianteira agressiva, depósitos musculados e um traseira muito esguia, criando um efeito de massa concentrada à frente. As tomadas de ar laterais ajudam a direcionar o fluxo pelas laterais do depósito, contribuindo para estabilidade e agilidade. A gama recebe três novas combinações cromáticas para 26YM: Graphite Black with Mat Gunpowder Black Metallic, Grand Prix Red with Graphite Black Metallic e Pearl Horizon White with Lemon Ice Yellow.

A Honda E-Clutch, estreada nas CB650R e CBR650R, chega agora ao universo A2 através da CB500 Hornet, CBR500R e NX500. O sistema conjuga princípios de quickshifter, embraiagens tradicionais e tecnologia Dual Clutch Transmission, oferecendo mudanças mais rápidas e consistentes do que um quickshifter comum. O condutor pode ajustar o esforço necessário no pedal entre os modos HARD, MEDIUM e SOFT para subidas e descidas de caixa, e o painel pode até aconselhar reduções quando deteta uma relação demasiado longa para a velocidade atual. Quem preferir a embraiagem tradicional pode usá-la normalmente: o sistema reativa-se de forma automática após alguns instantes.

A Honda disponibiliza ainda três pacotes de acessórios pensados para adaptar a CB500 Hornet a diferentes utilizações. O Style Pack acrescenta pormenores estéticos desportivos, incluindo Meter Visor, Tank Pad, Seat Cowl e Wheel Stripes. O Comfort Pack acrescenta Heated Grips, ACC socket e Main Stand, facilitando deslocações diárias e manutenção. O Travel Pack inclui um Tank Bag de 3 L e uma Rear Seat Bag expansível até 22 L. Existe também um Top Box de 35 L e respetivo suporte, e todos os acessórios podem ser adquiridos individualmente.

Com uma atualização profunda que combina tecnologia, estilo e uma filosofia de acessibilidade, a Honda CB500 Hornet 26YM passa a oferecer uma experiência mais madura e personalizável, mantendo-se fiel ao espírito leve, eficiente e divertido que sempre definiu esta família.

Imagens: Honda

Related

Kawasaki e os híbridos: Novas patentes apontam para uma evolução mais eficiente

by Redação
Dezembro 20, 2025
0
Kawasaki e os híbridos: Novas patentes apontam para uma evolução mais eficiente

A Kawasaki continua a apostar seriamente na tecnologia híbrida e uma nova patente revela que a marca japonesa está a repensar a arquitetura destas motos para resolver um...

Read moreDetails

Shark SKWAL CUP Speed-Fancy: Espírito de competição para a estrada

by Redação
Dezembro 20, 2025
0
Shark SKWAL CUP Speed-Fancy: Espírito de competição para a estrada

O Shark SKWAL CUP Speed-Fancy nasce inspirado nos formatos de corrida “Cup” e foi pensado para condutores que encaram cada saída como um exercício de precisão e controlo....

Read moreDetails

Vídeo: Vá além fronteiras com a KTM 1390 SUPER ADVENTURE S EVO 2026

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
Vídeo: Vá além fronteiras com a KTM 1390 SUPER ADVENTURE S EVO 2026

A KTM 1390 SUPER ADVENTURE S EVO 2026 marca um novo patamar no segmento das motos de aventura, ao combinar desempenho de alto nível com uma abordagem tecnológica...

Read moreDetails

FB Mondial Piega 452: estilo italiano e desempenho A2 agora em promoção

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
FB Mondial Piega 452: estilo italiano e desempenho A2 agora em promoção

A FB Mondial Piega 452 afirma-se como um dos modelos mais marcantes da marca italiana nos últimos tempos, combinando design retro, tecnologia atual e um posicionamento claramente desportivo....

Read moreDetails

A aventureira definitiva? A Yamaha Ténéré 700 World Raid 2026 chega mais preparada do que nunca

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
A aventureira definitiva? A Yamaha Ténéré 700 World Raid 2026 chega mais preparada do que nunca

A Yamaha Ténéré 700 World Raid 2026 reforça a sua vocação de grande viajante e afirma-se como uma das propostas mais completas no universo trail de média cilindrada....

Read moreDetails

Pedro e Jorge Braga iniciam no dia 20 a viagem rumo a Dakar, equipados com algumas das marcas mais prestigiadas do setor

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
Pedro e Jorge Braga iniciam no dia 20 a viagem rumo a Dakar, equipados com algumas das marcas mais prestigiadas do setor

A Jasil Comercial, reconhecida no mercado nacional pela distribuição de equipamento e componentes para motociclismo, confirma a sua colaboração com a Expedição Braga Dakar 25. A iniciativa, protagonizada...

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.