A Honda Motor Co. acaba de realizar uma conferência de imprensa no Japão para delinear os seus planos e estratégias futuras no domínio da mobilidade eléctrica para as suas motos. O objetivo declarado é simples e inequívoco, aumentar as vendas globais de motos eléctricas para o nível de 4 milhões de unidades até 2030, aumentando de facto as estimativas anteriormente anunciadas em 3,5 milhões, ou seja, nada menos do que mais 500 mil unidades.
Para isso, a Honda vai investir cerca de 2,5 mil milhões de euros ao seu já substancial investimento; dinheiro que será utilizado para desenvolver novos modelos, mas não só. É claro que a intenção é económica, uma vez que a Honda quer garantir uma margem de lucro operacional superior a 10% em 2031, mas também tem como objetivo oferecer-nos notícias interessantes sobre o mercado no seu elemento mais sensível, o preço ao público. A Honda, de facto, afirma querer reduzir o custo das motos eléctricas em 50%, um objetivo decididamente ambicioso que poderia realmente gerar um avanço neste campo.
Embora este ano tenha sido apresentada a nova scooter eléctrica Honda EM1e, outros modelos se seguirão em breve, seguidos de conceitos tanto no segmento das scooters como no das motos desportivas, naked e todo-o-terreno, tudo para nos dar até 30 novas motos eléctricas da Honda até 2030. Haverá novos níveis de conetividade avançada, actualizações de software pós-compra e sistemas modernos de recolha de dados para garantir um serviço cada vez mais próximo das necessidades dos utilizadores.
No que diz respeito às baterias, haverá uma nova evolução, pois assistiremos à utilização de baterias LFP (lítio-ferro-fosfato) a par das actuais baterias de iões de lítio. Estas unidades são mais baratas, adequadas para numerosos ciclos de recarga e, sobretudo, mais respeitadoras do ambiente do que as primeiras, uma vez que limitam a utilização dos chamados elementos raros.
Por último, mas não menos importante, é interessante saber que, para o futuro deste mercado, a Honda está também a desenvolver a possibilidade de comprar a moto ou scooter eléctrica diretamente online, talvez com entrega ao domicílio…