Ai Ogura é o novo campeão do mundo de Moto2, sendo o primeiro japonês a conseguir um título desde 2009. O segundo lugar no GP da Tailândia foi suficiente, numa corrida de Buriram ganha por Arón Canet de forma dominadora.
Forte arranque de Ogura (MT Helmets-MSi/Boscoscuro) desde a pole position para manter a liderança, mas Arón Canet (Fantic Racing/Kalex) conseguiu ultrapassar o nipónico nas primeiras curvas. Diogo Moreira (Italtrans Racing Team/Kalex) também chegou a liderar.
Ainda na primeira volta, Fermín Aldeguer (Beta Tools SpeedUp/Boscoscuro) foi demasiado agressivo e embateu em Tony Arbolino (Elf Marc VDS/Kalex) motivando a queda de ambos. Aldeguer viria a ser penalizado.
Já na segunda volta, Ogura desceu a sétimo, enquanto Canet estava na liderança e pressionado por Marcos Ramírez (OnlyFans American Racing Team/Kalex), com Jake Dixon (CFMOTO Inde Aspar/Kalex) em terceiro. Depois de arrancar de 14.º, Alonso López (Beta Tools SpeedUp/Boscoscuro) já era quarto. O espanhol, tal como Moreira, estiveram na origem do atraso de Ogura, com os três lado a lado numa mesma curva.
Absolute divebomb central! 💣@AiOgura79 goes from P2 to P7 after these overtakes at the last corner 📉#ThaiGP 🇹🇭 pic.twitter.com/mZA1MmrULb
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) October 27, 2024
O top cinco seria suficiente para Ogura ser campeão nesta corrida independentemente dos resultados dos adversários. A 19 voltas do fim, o piloto estava em sexto. Porém, na luta pelo quinto posto, envolveu-se num toque com Darryn Binder (Liqui Moly Husqvarna Intact GP/Kalex).
Overtake and CONTACT ⚔️@AiOgura79 passes @DarrynBinder_15 for 5th 👀#ThaiGP 🇹🇭 pic.twitter.com/162o0D3YrD
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) October 27, 2024
A 15 voltas do término, Canet e Ramírez lutavam pela liderança, enquanto Moreira chegava às posições de pódio na frente de Dixon e de Ogura. O britânico atrasou-se, enquanto Moreira e Ogura se mantiveram na disputa pelo terceiro posto que o nipónico viria a segurar.
Uma vez em terceiro, Ogura começou a aproximar-se dos dois primeiros, e a nove voltas do fim ultrapassou Ramírez. Agora, tinha apenas Canet pela frente para poder celebrar o título com uma vitória. A sete voltas do término, surgiram alguns chuviscos, que acabaram por passar sem se intensificarem.
Na frente, Canet controlou os acontecimentos para vencer. A duas voltas do fim, a chuva intensificou-se, obrigando ao final prematuro com bandeira vermelha. Sem chances de se aproximar do espanhol, Ogura foi quem mais celebrou, ao garantir o título com o segundo lugar. Ramírez foi terceiro, enquanto Moreira perdeu posição também para o homem da casa, Somkiat Chantra (Idemitsu Honda Team Asia/Kalex), que terminou em quarto na frente do brasileiro.