A Ducati Desmosedici é a moto mais desejada atualmente no paddock mesmo até em versões que não sejam as mais recentes ainda que, o objetivo legítimo para muitos pilotos seja o de estar com uma equipa de fábrica, recordou Gigi Dall’Igna, que lembrou ainda uma alteração na política de contratação de pilotos por parte da fabricante… e com sucesso.
O responsável pelo conceito vencedor da Desmosedici é uma das maiores figuras da equipa de Borgo Panigale e em conversa com o MotoSprint, citado pelo Motosan, explicou que não há a possibilidade de ter todos os pilotos de agora na estrutura, dando a entender que está a falar de alguns dos candidatos à equipa de fábrica, entre eles Jorge Martín: ‘Temos de aceitar a ideia de que manter toda a gente será quase impossível. Temos poucas motos e todos aspiram, com razão, a uma equipa de fábrica’.
A política aliás, agora seguida pela Ducati, acaba por «afastar» desde já também alguns pilotos dessa posição, o que dá a entender que mesmo alguns grandes nomes do universo, já veiculados como sendo hipótese para o futuro – Marc Márquez, por exemplo – podem não ser uma opção «real»: ‘Também digo uma coisa: devemos voltar a olhar para o planeta dos jovens, como fizemos há um ano com Pecco [Bagnaia] e outros, para dar um novo fôlego e uma mudança de abordagem. Foi a coisa certa a fazer’.
Nesse sentido e de acordo com os rumores, a contratação de Fermín Aldeguer para 2025 está praticamente assegurada, ele que deverá de rumar à Pramac Racing, com um contrato válido por quatro temporadas.