A KTM tem dois novos modelos de enduro para 2025, na gama Enduro R – a 125 Enduro R e a 390 Enduro R, que se juntam à icónica 690 Enduro R.
O fabricante de Mattighofen entra, assim, num novo segmento de mercado, oferecendo dois modelos versáteis que tanto podem enfrentar o tráfego citadino como as pistas de enduro.
Muitas das características são partilhadas: o quadro e subquadro em aço do tipo treliça, as suspensões de curso longo com forquilha dianteira WP APEX e amortecedor traseiro WP APEX Split Piston, assim como os travões: disco flutuante e pinças radiais de dois êmbolos ByBre à frente e disco com pinça flutuante de um êmbolo ByBre atrás.
Igualmente comum é o guiador em alumínio, o depósito de combustível com nove litros de capacidade ou a altura ao solo de 272 milímetros, para além da caixa de seis velocidades. A jante frontal mede 21 polegadas e a traseira é de 18 polegadas.
O motor, porém, difere. Na 125 Enduro R, encontramos um monocilíndrico de 124,99 centímetros cúbicos, com 11 kW de potência e 11,5 Nm de binário. Já o da 390 Enduro R tem 398,7 cc, 33 kW de potência e 39 Nm de binário.
Estas Dual Sport da KTM apresentam um guiador agressivo, um ângulo a apontar para cima quando sentado e um espaço generoso. O assento é de peça única e os poisa-pés são ajustáveis em duas posições.
Há ABS (Standard e Offroad ABS), que pode ser desligado, e a 390 Enduro R oferece modos de condução (Street e Offroad). Em ambas, a iluminação é totalmente em LED.
Com uma carenagem agressiva e um depósito compacto, a moto tem a bordo, encontra-se um tecnológico painel de instrumentos TFT de 4,2 polegadas, assim como uma porta USB-C para carregar dispositivos.