Francesco Bagnaia liderou de novo no segundo treino livre do GP de Itália de MotoGP. Esta foi uma das últimas sessões para trabalhar nas motos sem olhar para o cronómetro, pelo que não há muitas ilações a tirar da tabela de tempos. Miguel Oliveira terminou em 18.º.
Logo no início da sessão, a equipa oficial da Ducati foi mais forte, com Francesco Bagnaia em primeiro e Enea Bastianini em segundo. Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) teve a sua primeira volta lançada cancelada.
No entanto, a situação durou pouco e, com as segundas voltas lançadas, Marc Márquez (Gresini/Ducati) passou para o topo ficando Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati) em segundo e Bagnaia em terceiro.
Quartararo subiu depois a segundo, enquanto Álex Márquez (Gresini/Ducati) chegou a segundo. Bastianini melhorou para regressar ao top cinco em quarto, ao passo que Franco Morbidelli (Prima Pramac/Ducati) se posicionou em quinto.
A cerca de 20 minutos do fim, Morbidelli liderou por poucos instantes, antes de ser superado por Marc Márquez que, por sua vez, viu Bagnaia assumir a primeira posição. Posteriormente, Bastianini subiu a terceiro.
Até ao fim, Bagnaia manteve o primeiro lugar com 0,339s de avanço para Marc Márquez, enquanto Morbidelli ainda ultrapassou Bastianini para ser terceiro. Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3/KTM) completou o top cinco na frente de Maverick Viñales (Aprilia).
Quanto a Martín, o líder do campeonato não foi além da 15.ª posição a 0,941s do topo. Oliveira (Trackhouse Racing/Aprilia) registou o 18.º tempo, numa sessão em que nunca esteve perto dos lugares cimeiros.
Tempos:
Fastest on Friday, fastest on Saturday morning! 🤩@PeccoBagnaia leads FP2 ahead of @marcmarquez93 and @FrankyMorbido12 💨
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) June 1, 2024
Q1 is up next 🔜#ItalianGP 🇮🇹 pic.twitter.com/FXr0PXP3iT