Um dos grandes debates do ano no WSBK tem sido a nova regra do peso mínimo combinado de pilotos e motos, muitos pilotos têm feito declarações sobre este tema e um que se destaca mais é Álvaro Bautista.
O campeão em título de WSBK criticou bastante esta nova regra e começou o campeonato com muitas dificuldades na sua adaptação à moto e consequentemente o peso.
Em declarações controversas contra Bautista, numa entrevista à Motorsport-Total.com, Paul Denning acrescentou um novo debate sobre este tema: ‘Alvaro ganhou algum peso durante o inverno. Eles terminam as corridas com uma almofada de segurança de meio quilo ou um quilo de combustível. É uma coisa parva de se dizer. Ele não vai carregar quase nenhum peso extra. Tenho a certeza disso.’ acrescentou ainda – ‘Foi patético o que ele fez. Ele é bicampeão mundial de Superbike. É compreensível que ele tenha algumas desvantagens, mas estas são compensadas pelas enormes vantagens que ele tem em muitos aspectos. Não percebo porque é que ele fez tanto alarido. Ele devia concentrar-se no seu trabalho’.
Contudo, os problemas não ficam pelo peso das motos ou dos pilotos, mas sim pela falta de feedback que os pilotos dispõem e o diretor de equipa da Yamaha clarificou.
– ‘A única razão que posso explicar é o facto de se tratar de dados pessoais. Mas continuamos a comunicar a altura e o peso dos nossos condutores na nossa brochura de relações públicas. Não há qualquer problema com isso’.