Fermín Aldeguer liderou o treino 1 do GP dos Países Baixos de Moto2, com uma nova volta recorde da categoria no circuito de Assen. A Boscoscuro voltou a mostrar-se forte, com três motos no top quatro.
Uma queda de Filip Salac (Elf Marc VDS/Kalex) na curva sete provocou uma bandeira vermelha logo nos primeiros instantes quando ninguém tinha tempos marcados. O piloto teve de passar pelo centro médico, apesar de sair do local sozinho.
No reatar, Alonso López (Folladore SpeedUp/Boscoscuro) foi o primeiro a completar uma volta cronometrada, e cerca de dois minutos depois foi batido por Somkiat Chantra (Idemitsu Honda Team Asia/Kalex), antes de Sergio García (MT Helmets-MSi/Boscoscuro) passar para o topo.
O espanhol foi ultrapassado pelo colega de equipa Ai Ogura, antes de voltar a assumir a liderança. Com 30 minutos decorridos, Joe Roberts (OnlyFans American Racing Team/Kalex) tornou-se no novo líder. Logo a seguir, o americano, que está na frente do campeonato, sofreu um forte highside na curva 7 e fraturou a clavícula direita.
A sessão continuou, e Ogura voltou a liderar… antes de ser superado por Aldeguer, que estabeleceu uma nova volta recorde em 1m35,912s. Ogura ficou em segundo a 0,072s depois de melhorar o seu tempo, seguindo-se Roberts a 0,271s. García e Tony Arbolino (Elf Marc VDS/Kalex) completaram o top cinco.
Tempos:
P1 and a new #Moto2 lap record for @Aldeguer54 😎@AiOgura79 finishes second and @Joerobertsracer third after that huge crash 👀#DutchGP 🇳🇱 pic.twitter.com/UhkEOsvVs3
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) June 28, 2024