Fermín Aldeguer está de volta aos grandes planos e acaba de conquistar a pole position para o GP da Austrália no Moto2, e logo com volta(s) record. Arón Canet também brilhou e foi um dos destaques, com ambos os pilotos a dividirem o primeiro lugar e o record uma vez atrás da outra.
Depois de Senna Agius, Dennis Foggia, Ayumu Sasaki e Barry Baltus se terem qualificado para a Q2, restava agora descobrir quem iria ser o mais rápido e garantir a pole position na classe intermédia.
Aldeguer foi um dos primeiros a fazer uma volta rápida, em 1:31.737s mas acabaria por ser batido Arón Canet e com volta record, em 1:313.559s, perante o olhar de Senna Agius a 0.102s.
Aldeguer partiu novamente para o ataque mas ficou a 0.033s do compatriota e líder da sessão.
Depois da habitual paragem, os pilotos voltaram à pista e não demorou muito para Aldeguer voltar a fazer das suas ao bater Canet e assim a fazer novo record, ao colocar a fasquia a bater em 1:31.357s, com um tempo que melhorou de seguida em 0.115s.
Canet respondeu a dois minutos do final da sessão com uma volta em 1:31.184s, tempo esse que melhorou para 1:31.072s, antes ainda da queda de Izan Guevara.
A decisão não estava fechada e Aldeguer estava a ameaçar o tempo do #44 e terminava a sessão com a pole position, ao rodar em 1:30.876s.
A primeira fila da grelha era totalmente espanhola: Aldeguer, Canet e Alonso López.