Fenton Seabright alcançou esta sexta-feira a sua primeira pole position no Mundial de Supersport 300. O piloto da Kawasaki GP Project impôs-se na Superpole em Assen, realizada debaixo de chuva no mítico traçado holandês.
Ao longo da sessão, os tempos melhoraram consideravelmente: começaram por estar acima dos dois minutos e os mais velozes na classificação final rodaram em 1m55s. Foram vários os pilotos a liderar.
No entanto, destacaram-se Aldi Satya Mahendra (Team BrCorse/Yamaha), Loris Veneman (MTM Kawasaki) e Unai Calatayud (Arco Sash MotoR University Team/Yamaha).
Foi a cerca de dez minutos do fim que Seabright estabeleceu o melhor tempo em 1m55,372s, batendo Mahendra por 0,016s. Petr Svoboda (Fusport-RT Motorsport by SKM-Kawasaki) melhorou posteriormente para ficar em terceiro a 0,176s.
Veneman foi relegado ao quarto lugar. Vai dividir a segunda fila da grelha com Galang Hendra Pratama (ProGP NitiRacing/Yamaha) e Samuel di Sora (Arco Sash MotoR University Team/Yamaha), que ficou logo na frente de Calatayud.
Julio García González (Kove) fez a volta mais rápida nos instantes finais da Superpole, mas perdeu a possibilidade de fazer mais uma pole position ao ver a sua volta anulada. Irá arrancar de 28.º.: