O automobilismo e motociclismo portugueses estão de luto. Paulo Pinheiro, fundador e Presidente do Conselho de Administração do Autódromo Internacional do Algarve, faleceu esta quarta-feira com 52 anos de idade.
O óbito foi anunciado num comunicado do circuito algarvio. Engenheiro de profissão, Paulo Pinheiro dedicou grande parte da sua vida ao desenvolvimento do desporto motorizado em Portugal, liderando um projeto da envergadura do AIA que também afirmou o Algarve como palco de referência nas corridas de duas e quatro rodas.
A obra e legado deixados por Paulo Pinheiro são evidentes. Para além de todo o impacto económico na região e no país, o autódromo que custou cerca de 195 milhões de euros devolveu Portugal aos grandes palcos do desporto motorizado.
Inaugurado em 2008, teve estatuto de Projeto de Interesse Nacional e logo foi homologado com os graus máximos da FIA e FIM. Estreou-se no Mundial de Superbike em 2008 e por lá se mantém, enquanto desde 2020 acolhe também o MotoGP que voltou a terras lusas depois de oito anos. Em 2020 e 2021, o circuito integrou também o calendário da Fórmula 1.
À família e amigos de Paulo Pinheiro, o Motociclismo expressa as sentidas condolências.