Aleix Espargaró chega ao GP de Mugello com dois resultados positivos no fim de semana. O piloto espanhol terminou a corrida Sprint na primeira posição e ficou na 4ª posição na corrida de domingo.
Em debrief, o piloto da Aprilia Racing falou sobre as expectativas que tem para o fim de semana e do facto da Aprilia trazer o seu piloto de testes, para correr:
– Ainda estou feliz. Foi um fim de semana fantástico em Barcelona e trago o bom humor para aqui. É também um fim de semana muito importante para nós. Eu disse que estas corridas são muito importantes porque são circuitos muito bons e um fim de semana muito importante para mim e para a equipa. Por isso, espero que possamos brilhar como em Barcelona, aqui em Mugello. O Paul vai estar em pista, por isso vai ser ainda mais especial. Estou muito feliz por ele. Ele estava bastante entusiasmado depois de muito tempo sem correr. Por isso, estou contente por ele se sentir bem outra vez. Ele provou que ainda tem velocidade. No teste de Jerez, ele foi muito rápido. Por isso, sim, veremos. Gostava de andar com ele durante o primeiro treino. Vou esperar um pouco por ele e vou andar com ele.
Acrescentou ainda sobre a versão de 2024 da RS-GP e falou também sobre o seu futuro: ‘No passado, a moto não era muito má aqui. Tive algumas ideias depois de Barcelona e, juntamente com a equipa, vamos fazer algumas alterações para melhorar um pouco, porque a versão de 24 é muito melhor do que a de 23 nas travagens, mas nas curvas rápidas falta-me algo que tinha na época passada, por isso vamos tentar fazer algumas pequenas alterações. Ainda não tenho a certeza de como foi o teste do Salvadori. Tenho a reunião mais tarde. Mas acho que ele não tentou nada de muito novo. Por isso, sabemos qual é a nossa vibração e não vai ser fácil lutar contra a Ducati porque eles testam muito aqui. São muito rápidos, com longas, longas rectas. Mas vou dar o meu melhor. Ainda não quero falar sobre o meu futuro. Quero aproveitar o momento que tive. Acho que depois de oito anos é bom ter algum tempo para desfrutar com a Aprilia. O meu futuro também não é muito interessante. Vou ser apenas um piloto. Mas, por vezes, mesmo que estejamos no melhor lugar do mundo, que é a Aprilia, precisamos de novos desafios, novas motivações. É preciso novos desafios, novas motivações. Por isso, sim, é tudo o que posso dizer.’