Ao cabo de nove rondas, Maverick Viñales está no quinto lugar do Mundial de MotoGP. Há alguns anos que o piloto não tinha um começo tão bom, mas mesmo assim a primeira parte da época foi marcada por alguns altos e baixos.
O começo nem foi positivo, com um décimo lugar no Qatar e um abandono em Portugal – ronda na qual demonstrou competitividade para ganhar. E a vitória surgiu logo a seguir, no GP das Américas.
Quando se poderia esperar que Viñales e a Aprilia a lutarem no topo se tornaria um cenário mais frequente, não foi isso que aconteceu. Depois de Austin, nunca mais o piloto voltou ao pódio de uma corrida principal, e apenas por duas vezes conseguiu terminar no top cinco.
Viñales entrou na pausa de verão a igualar o seu pior resultado do ano entre as corridas que terminou, ao ser 12.º no GP da Alemanha – ficando, inclusive, atrás dos pilotos da equipa satélite Trackhouse Racing.
Depois do GP da Alemanha do passado domingo, o empresário de pilotos Carlo Pernat afirmou ao site GPOne.com: ‘Ele teve uma boa primeira parte da época. Ele está em quinto no campeonato, mas esperávamos mais dele’.