Depois da quebra competitiva acentuada dos últimos anos, esta época a Honda e a Yamaha começam a época de MotoGP no maior nível de concessões de desenvolvimento. O novo sistema por escalões foi introduzido para 2024 e um dos seus objetivos é tentar ajudar a nivelar o pelotão permitindo aos dois construtores japoneses anularem a desvantagem com que ficaram no pós-pandemia.
Randy de Puniet disse ao paddock-gp.com que a questão será até que ponto é que Honda e Yamaha serão capazes de tirar proveito da vantagem: ‘Antecipo um bom ano. Esperamos com impaciência para ver o que acontecerá com as concessões da Yamaha e da Honda: conseguirão beneficiar disso? Em qualquer caso, estão a fazer todos os possíveis para voltar ao nível. Num momento, a Aprilia, KTM e até a Ducati tiveram direito a isso há muito tempo, pelo que era preciso encontrar uma solução para que estas motos voltassem à luta, pelo menos pelos pódios. Conseguirão fazê-lo?’.
O francês reconheceu o esforço de ambos os construtores, acreditando que em teoria podem regressar à luta: ‘Em qualquer caso, fazem todos os possíveis e se não o conseguirem, significa que em termos de desenvolvimento e de ideias estão atrás face aos construtores europeus, já que a Aprilia conseguiu fazer alguma coisa, a KTM também conseguiu. Portanto, não há nenhum motivo para que os fabricantes japoneses não possam ter sucesso’.