A contagem decrescente para a abertura da temporada no Qatar já começou, mas até ao nosso regresso ao Circuito Internacional de Losail, de 8 a 10 de março, há muito MotoGP para ver. O primeiro evento de destaque da época vai para a Gresini Racing MotoGP, com a equipa Independente a ser a primeira a exibir as cores de 2024, no seu caso as que estão prontas para serem corridas pela sua formação de sucesso Marc Márquez – Álex Márquez. Isso será no sábado, 20 de janeiro.
Com uma série de mudanças para 2024 – e uma nova estrela a juntar-se à grelha com Pedro Acosta a aterrar na GASGAS Factory Racing Tech3 – as apresentações das equipas serão o nosso primeiro vislumbre de todas as novas formações e cores. Poderemos também ver as cores da nova equipa Trackhouse Racing MotoGP, que se prepara para enfrentar o desporto mais emocionante do mundo. O calendário completo de apresentações foi revelado recentemente, por isso dê uma vista de olhos, com a Gresini em primeiro lugar e a Prima Pramac a fechar a cortina.A ação em pista e os testes de pré-época começam com o Shakedown de Sepang, de 1 a 3 de fevereiro. Esta temporada também é um sucesso, com a Honda e a Yamaha a poderem colocar os seus pilotos de corrida a testar juntamente com os estreantes e os pilotos de testes de fábrica. No caso da Honda, isso inclui a Equipa Independente LCR: o recém-chegado Johann Zarco (CASTROL Honda LCR) e o concorrente de longa data Takaaki Nakagami (IDEMITSU Honda LCR). Como? O novo sistema de concessões já entrou em vigor. A seguir, apresentamos a situação de cada fábrica e o que recebem, ou não, no início de 2024. O sistema será reavaliado pela primeira vez no verão!
Esta não é a única mudança importante nos regulamentos. Uma era mais sustentável também começa agora: a partir de 2024, o combustível para todas as classes dos Grandes Prémios deve ter, no mínimo, 40% de origem não fóssil. Isto foi anunciado pela primeira vez em 2021, e 2024 é apenas o primeiro passo. Até 2027, todos os combustíveis em todas as classes de Grandes Prémios devem ser 100% de origem não fóssil.
Todos os construtores das categorias rainha trabalharam com os seus fornecedores para desenvolver o seu próprio combustível, e a Moto2 e a Moto3 são abastecidas pelo fornecedor oficial de combustível PETRONAS. Sendo o auge das duas rodas, o MotoGP é uma plataforma perfeita para desenvolver estes combustíveis mais sustentáveis e sem um único proprietário, a iniciativa pode criar um impacto verdadeiramente global.
Fonte: MotoGP