A Royal Enfield, uma das mais antigas e mais respeitadas marcas de motos do mundo, apresentou recentemente um novo modelo que pretende revolucionar o mercado, a Shotgun 650. Inspirada no mundo da customização, esta moto combina o estilo clássico com o moderno, oferecendo aos motociclistas uma plataforma versátil e altamente personalizável.
No primeiro mês de 2024 tivemos a oportunidade de ver a Shotgun pela primeira vez, numa apresentação estática realizada em Madrid. Mas melhor do que ver a moto parada é dar “uma voltinha”, por isso, mal ficou disponível no mercado português fomos logo testar esta cruiser.
EQUIPAMENTO UTILIZADO: Capacete Scorpion EXO / Blusão Ixon Gyre / Botas Ixon Soldier Evo
LINHAS E CARACTERÍSTICAS
A aparência da Shotgun 650 segue as linhas neo-retro que a Royal Enfield tem utilizado em outros modelos. Este estilo combina elementos clássicos com toques modernos, resultando numa moto que é ao mesmo tempo nostálgica e contemporânea.
Uma das características mais marcantes da Shotgun 650 é a sua versatilidade. A moto pode ser configurada de várias maneiras, permitindo que os motociclistas escolham entre uma configuração monolugar, um modelo com assento duplo ou uma versão turística equipada com malas. Esta flexibilidade é possível graças ao novo quadro da moto, que facilita as alterações de configuração. Por exemplo, para retirarmos o assento traseiro apenas temos que rodar uma chave, e para retirar o sub-quadro, apenas é preciso retirar 4 parafusos.
A ergonomia da Shotgun 650 foi cuidadosamente otimizada. Com uma altura do assento de apenas 795 mm e um guiador acessível, a moto oferece uma posição de condução confortável e segura. Os pousa-pés estão posicionados na zona intermédia, proporcionando um equilíbrio interessante entre uma posição confortável e desportiva.
CONDUÇÃO
A Royal Enfield não poupou esforços na escolha de componentes para a Shotgun 650. A suspensão dianteira é uma forquilha Showa Big Piston invertida de 43 mm, enquanto a traseira conta com dois amortecedores com pré-carga ajustável. Ao longo dos quilómetros que realizámos com esta Royal Enfield, o conjunto de suspensão demonstrou uma tendência mais firme, beneficiando uma condução mais desportiva. As imperfeições do asfalto não são totalmente filtradas, no entanto, não é nada preocupante uma vez que o modelo continua confortável mesmo nas estradas mais degradadas.
As rodas de 17 polegadas na traseira e 18 polegadas na dianteira vêm equipadas com pneus tubeless. Os travões são compostos por discos de 300 mm na traseira e 320 mm na dianteira, com sistema ABS de dois canais da ByBre. Apesar de só contarmos com um disco na dianteira, a travagem traseira é muito capaz e desempenha um papel importante para pararmos rapidamente a Shotgun.
MAIS EQUIPAMENTO
Apesar de seu design clássico, a Shotgun 650 incorpora uma série de elementos modernos. O farol dianteiro com iluminação LED garante excelente visibilidade, e o painel de instrumentos combina ecrãs digitais e analógicos. O sistema de navegação Tripper, exclusivo da Royal Enfield, está integrado ao painel, fornecendo direções em tempo real e outras informações úteis para o condutor.
Além disto, a moto vem equipada com uma tomada USB, permitindo o carregamento, por exemplo, do nosso smartphone durante a viagem. Estes recursos modernos, além de não comprometerem o estilo clássico do modelo, adicionam conveniência e funcionalidade.
O motor bicilíndrico em linha, de 648 cc, e que equipa também outros modelos da marca, é o coração da Shotgun 650. Este motor, refrigerado a ar e óleo, é bem conhecido pelo seu desempenho confiável. Entrega 47 cv de potência às 7.250 rpm e um binário máximo de 52,3 Nm às 5.150 rpm, sendo perfeitamente adequado para a carta de condução A2.
Para combinar da melhor forma com o bicilíndrico contamos com uma caixa de seis velocidades, com transmissão final por corrente. Este conjunto garante uma condução suave e agadável, seja em estradas urbanas ou em viagens mais longas.
PROPOSTA ATRAENTE
A Royal Enfield Shotgun 650 representa uma evolução significativa para a marca, combinando tradição e inovação de uma maneira harmoniosa. Sendo um modelo versátil, com múltiplas configurações possíveis e com um forte vinco na customização, esta moto é uma opção atraente para uma ampla gama de clientes.
- O MELHOR Capacidade de customização / Motor / Estética
- A MELHORAR Som do escape / Suspensão / Estética dos piscas
O design neo-retro, aliado a componentes de alta qualidade e tecnologia moderna, garante que a Shotgun 650 não seja atraente apenas pelo visual, mas que também ofereça uma experiência de condução muito positiva. Com preços competitivos, a Shotgun 650 está pronta para conquistar seu espaço no mercado e nos corações dos entusiastas desta família de modelos.
A Royal Enfield Shotgun 650 está disponível em quatro opções de cores: Sheetmetal Grey, Plasma Blue, Green Drill e Stencil White. Os preços variam de acordo com a cor escolhida, começando nos 7.387 € para a versão base em cinza, 7.487 € para as versões em azul e verde, e 7.587 € para a versão premium em branco.
ROYAL ENFIELD SHOTGUN 650
MOTOR bicilíndrico paralelo, SOHC, refrigeração por ar/óleo
CILINDRADA 648 cc
POTÊNCIA 46,4 cv (34,6 kw) @7.250 rpm
BINÁRIO 52,3 Nm @5.650 rpm
CAIXA 6 velocidades
QUADRO tubular em aço
DEPÓSITO 13,6 litros
SUSPENSÃO DIANTEIRA forquilha invertida SSP-BP de 43 mm, curso de 120 mm
SUSPENSÃO TRASEIRA dois amortecedores ajustáveis na pré-carga, curso de 89 mm
TRAVÃO DIANTEIRO disco de 320 mm, pinça de 2 êmbolos
TRAVÃO TRASEIRO disco de 300 mm, pinça de 2 êmbolos
PNEU DIANTEIRO 100/90-18
PNEU TRASEIRO 150/70-17
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.466 mm
ALTURA DO ASSENTO 795 mm
Peso 240 kg
P.V.P. desde 7.387 €
A moto é simplesmente linda!
Aqui no BR, certamente vai ser sucesso nas vendas, principalmente entre os órfãos de Harley Davidson que parece estar saindo do país.