• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Domingo, Dezembro 21, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Destaque Comércio

Ensaio – Honda CB650R – o mesmo ADN

by Redação
Junho 22, 2024
in Destaque Comércio, Ensaios e Comparativos, Novidades - Actualidade
0
Ensaio – Honda CB650R – o mesmo ADN

Fonte:Honda

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A Honda CB650R sempre foi um espelho da paixão da marca japonesa por inovação e qualidade. A versão de 2024 conta com um design repensado e especificações melhoradas, continuando a ter como base o estilo ‘Neo Sports Café’.

A convite da Honda, fomos até Marselha conhecer a nova versão da CB650R, e experimentar a novíssima tecnologia desenvolvida pela Honda: a E-Clutch.

RelatedPosts

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

Moto-Volta a Portugal Honda – 5ª Edição chegou ao fim, num evento memorável

Honda atinge meio bilião de motociclos produzidos

A nível estético as diferenças não são muitas, mas dão nas vistas: o farol dianteiro está ligeiramente diferente, tal como as proteções do radiador e a unidade traseira. Estas mudanças dão à CB650R uma aparência mais agressiva e moderna e, além de atualizarem a estética do modelo, melhoram sua aerodinâmica e desempenho.

Na nova versão foi também introduzido um painel TFT colorido de 5 polegadas, com conectividade Honda RoadSync, garantindo a integração de tecnologia de ponta na experiência de condução.

MOTOR

A CB está equipada com o tetracilíndrico de 649 cc que já conhecíamos, uma vez que o seu motor manteve-se inalterado para 2024. Como este quatro cilindros em linha continua a debitar 95 Cv e 63 Nm de binário, a grande novidade é mesmo a possibilidade de ser utilizado em conjunto com o novo sistema de embraiagem opcional E-Clutch.

Na ciclística, destaque para o quadro em aço tipo diamante, para a forquilha dianteira invertida Showa SFF-BP e para o monoamortecedor traseiro também Showa, que garantem a precisão e segurança necessárias quando atacamos as curvas. Numa condução urbana ou em ritmos de passeio, não deixam de lado o conforto uma vez que filtram bem as imperfeições do terreno.

Na dianteira contamos com 2 discos flutuantes que, em conjunto com as pinças de travão radiais de quatro êmbolos, fazem uma equipa completamente à altura de todos os cenários de condução, mesmo os mais entusiasmantes.

Mas claro que a maior curiosidade e a principal estrela da apresentação foi o novo sistema de embraiagem, e adianto já que foi uma surpresa muito agradável!

A NOVIDADE

Com a introdução da tecnologia E-Clutch na CB650R, a Honda pretende marcar um novo capítulo na experiência de condução de motos. Esta inovação da Honda combina elementos que conhecemos, como o quickshifter, embraiagem manual e o sistema de transmissão de dupla embraiagem. Pesando apenas 2 quilos, o sistema E-Clutch é ultracompacto e não altera o hardware da embraiagem ou da transmissão.

O funcionamento deste sistema é muito simples: podemos fazer uma condução normal, tal como estamos habituados, sem ser necessário usar a manete da embraiagem para trocarmos de mudanças ou fazer pontos de embraiagem. Basta acionarmos o pedal com o pé esquerdo para realizarmos trocas de caixa, de forma rápida e consistente. O sistema E-Clutch é ativado assim que o motor é ligado e gere todos cenários de arranque e paragem de forma suave, eliminando a possibilidade de o motor “ir abaixo”

Além do prazer e da comodidade, a E-Clutch demonstrou-se flexível ao longo dos 130 km que realizámos nas estradas francesas. O facto de termos a manete da embraiagem disponível para a acionarmos a qualquer momento transmitiu uma sensação de tranquilidade nos primeiros quilómetros. O sistema também nos permite selecionar um nível de “sensação de funcionamento”, ajustando a força necessária no pedal das mudanças para efetuar uma troca de caixa.

VALE A PENA?

Com o custo de apenas 300 €, este opcional faz todo o sentido numa moto como a CB650R. No nosso passeio em Marselha nunca senti a necessidade de usar a manete de embraiagem e não perdi o prazer de condução, até pelo contrário. Em ambiente urbano o sistema é bastante cómodo e ajuda a enfrentar o trânsito com mais tranquilidade; depois quando o cenário de condução passou para uma estrada de serra repleta de curvas, o sistema também se demonstrou à altura do desafio! Quando trocava de mudanças durante condução mais aplicada, a sensação transmitida pelo sistema E-Clutch assemelhava-se a um quickShifter, mas sem qualquer limitação nas trocas de caixa e que funcionou sempre na perfeição.

A CB650R traz em 2024 uma variedade de opções de cores, tal como vermelho, preto, cinza e verde escuro, permitindo que os clientes escolham a que melhor se adapta ao seu estilo pessoal. Os preços para adquirir este modelo começam nos 9.100 €, subindo para os 9.400 € se optarmos pela versão equipada com a E-Clutch.

Sendo um grande apreciador do modelo, saí de Marselha com a tranquilidade que a CB650R continua com o seu ADN bem vincado, convencido pela nova tecnologia da marca japonesa e com a convicção que será uma mais-valia noutros modelos da Honda.

Fonte:Honda

HONDA CB650R

MOTOR quatro cilindros em linha, DOHC, refrigeração líquida

CILINDRADA 649 cc

POTÊNCIA 95 cv (70 kw) @12.000 rpm

BINÁRIO 63 Nm @9.500 rpm

CAIXA 6 velocidades

QUADRO tipo Diamante, em aço

DEPÓSITO 15,4 litros

SUSPENSÃO DIANTEIRA suspensão invertida Showa de 41 mm curso n.d.

SUSPENSÃO TRASEIRA monoamortecedor, curso de 43,5 mm

TRAVÃO DIANTEIRO 2 discos de 310 mm, pinças radiais de 4 êmbolos

TRAVÃO TRASEIRO disco de 245 mm, pinça de 1 êmbolo

PNEU DIANTEIRO 120/70ZR17

PNEU TRASEIRO 180/55ZR17

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.450 mm

ALTURA DO ASSENTO 810 mm

PESO 202,5 kg

P.V.P. desde 9.100 €

Desde 9.400 € (com E-Clutch)

Tags: 2024CB650RHondaMotasMotosNoticias

Related

Honda EV Outlier Concept: A visão de um futuro elétrico sem fronteiras

by Redação
Dezembro 20, 2025
0
Honda EV Outlier Concept: A visão de um futuro elétrico sem fronteiras

Com a apresentação do EV Outlier Concept no Japan Mobility Show 2025, a Honda deixou claro que a eletrificação das duas rodas, para a marca, não passa por...

Read moreDetails

Suzuki Hayabusa Special Edition: A evolução contínua de um ícone das hipersportivas

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
Suzuki Hayabusa Special Edition: A evolução contínua de um ícone das hipersportivas

A Suzuki apresentou a nova Suzuki Hayabusa Special Edition, reforçando a evolução de um dos modelos mais icónicos da história das motos de alta performance. Mais de duas...

Read moreDetails

Triumph amplia a gama 400: Duas novas interpretações entre Flat Track e Cafe Racer

by Redação
Dezembro 17, 2025
0
Triumph amplia a gama 400: Duas novas interpretações entre Flat Track e Cafe Racer

A Triumph Motorcycles decidiu dar um passo firme na evolução da sua bem-sucedida gama 400 com a apresentação de dois novos modelos que reforçam a diversidade e o...

Read moreDetails

Royal Enfield Continental GT-R 750 e Himalayan 750 aproximam-se da produção

by Redação
Dezembro 16, 2025
0
Royal Enfield Continental GT-R 750 e Himalayan 750 aproximam-se da produção

A Royal Enfield começa a levantar o véu sobre a próxima etapa da sua gama de motores bicilíndricos, com dois modelos de 750 cc que apontam claramente para...

Read moreDetails

QJMotor SRK 1051 RR continua a encher os olhos e a derrubar preconceitos

by Redação
Dezembro 12, 2025
0
QJMotor SRK 1051 RR continua a encher os olhos e a derrubar preconceitos

A QJMotor volta a agitar o segmento das desportivas com a chegada da nova SRK 1051 RR 2026, uma proposta que não se limita a preencher mais um...

Read moreDetails

Phelon & Moore regressa seis décadas depois com a nova gama Capetown

by Redação
Dezembro 10, 2025
0
Phelon & Moore regressa seis décadas depois com a nova gama Capetown

O renascimento da histórica Phelon & Moore volta a dar que falar, agora com a apresentação da nova família Capetown, que assinala o regresso da marca ao universo...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.