A Honda CB650R sempre foi um espelho da paixão da marca japonesa por inovação e qualidade. A versão de 2024 conta com um design repensado e especificações melhoradas, continuando a ter como base o estilo ‘Neo Sports Café’.
A convite da Honda, fomos até Marselha conhecer a nova versão da CB650R, e experimentar a novíssima tecnologia desenvolvida pela Honda: a E-Clutch.
A nível estético as diferenças não são muitas, mas dão nas vistas: o farol dianteiro está ligeiramente diferente, tal como as proteções do radiador e a unidade traseira. Estas mudanças dão à CB650R uma aparência mais agressiva e moderna e, além de atualizarem a estética do modelo, melhoram sua aerodinâmica e desempenho.
Na nova versão foi também introduzido um painel TFT colorido de 5 polegadas, com conectividade Honda RoadSync, garantindo a integração de tecnologia de ponta na experiência de condução.
MOTOR
A CB está equipada com o tetracilíndrico de 649 cc que já conhecíamos, uma vez que o seu motor manteve-se inalterado para 2024. Como este quatro cilindros em linha continua a debitar 95 Cv e 63 Nm de binário, a grande novidade é mesmo a possibilidade de ser utilizado em conjunto com o novo sistema de embraiagem opcional E-Clutch.
Na ciclística, destaque para o quadro em aço tipo diamante, para a forquilha dianteira invertida Showa SFF-BP e para o monoamortecedor traseiro também Showa, que garantem a precisão e segurança necessárias quando atacamos as curvas. Numa condução urbana ou em ritmos de passeio, não deixam de lado o conforto uma vez que filtram bem as imperfeições do terreno.
Na dianteira contamos com 2 discos flutuantes que, em conjunto com as pinças de travão radiais de quatro êmbolos, fazem uma equipa completamente à altura de todos os cenários de condução, mesmo os mais entusiasmantes.
Mas claro que a maior curiosidade e a principal estrela da apresentação foi o novo sistema de embraiagem, e adianto já que foi uma surpresa muito agradável!
A NOVIDADE
Com a introdução da tecnologia E-Clutch na CB650R, a Honda pretende marcar um novo capítulo na experiência de condução de motos. Esta inovação da Honda combina elementos que conhecemos, como o quickshifter, embraiagem manual e o sistema de transmissão de dupla embraiagem. Pesando apenas 2 quilos, o sistema E-Clutch é ultracompacto e não altera o hardware da embraiagem ou da transmissão.
O funcionamento deste sistema é muito simples: podemos fazer uma condução normal, tal como estamos habituados, sem ser necessário usar a manete da embraiagem para trocarmos de mudanças ou fazer pontos de embraiagem. Basta acionarmos o pedal com o pé esquerdo para realizarmos trocas de caixa, de forma rápida e consistente. O sistema E-Clutch é ativado assim que o motor é ligado e gere todos cenários de arranque e paragem de forma suave, eliminando a possibilidade de o motor “ir abaixo”
Além do prazer e da comodidade, a E-Clutch demonstrou-se flexível ao longo dos 130 km que realizámos nas estradas francesas. O facto de termos a manete da embraiagem disponível para a acionarmos a qualquer momento transmitiu uma sensação de tranquilidade nos primeiros quilómetros. O sistema também nos permite selecionar um nível de “sensação de funcionamento”, ajustando a força necessária no pedal das mudanças para efetuar uma troca de caixa.
VALE A PENA?
Com o custo de apenas 300 €, este opcional faz todo o sentido numa moto como a CB650R. No nosso passeio em Marselha nunca senti a necessidade de usar a manete de embraiagem e não perdi o prazer de condução, até pelo contrário. Em ambiente urbano o sistema é bastante cómodo e ajuda a enfrentar o trânsito com mais tranquilidade; depois quando o cenário de condução passou para uma estrada de serra repleta de curvas, o sistema também se demonstrou à altura do desafio! Quando trocava de mudanças durante condução mais aplicada, a sensação transmitida pelo sistema E-Clutch assemelhava-se a um quickShifter, mas sem qualquer limitação nas trocas de caixa e que funcionou sempre na perfeição.
A CB650R traz em 2024 uma variedade de opções de cores, tal como vermelho, preto, cinza e verde escuro, permitindo que os clientes escolham a que melhor se adapta ao seu estilo pessoal. Os preços para adquirir este modelo começam nos 9.100 €, subindo para os 9.400 € se optarmos pela versão equipada com a E-Clutch.
Sendo um grande apreciador do modelo, saí de Marselha com a tranquilidade que a CB650R continua com o seu ADN bem vincado, convencido pela nova tecnologia da marca japonesa e com a convicção que será uma mais-valia noutros modelos da Honda.
HONDA CB650R
MOTOR quatro cilindros em linha, DOHC, refrigeração líquida
CILINDRADA 649 cc
POTÊNCIA 95 cv (70 kw) @12.000 rpm
BINÁRIO 63 Nm @9.500 rpm
CAIXA 6 velocidades
QUADRO tipo Diamante, em aço
DEPÓSITO 15,4 litros
SUSPENSÃO DIANTEIRA suspensão invertida Showa de 41 mm curso n.d.
SUSPENSÃO TRASEIRA monoamortecedor, curso de 43,5 mm
TRAVÃO DIANTEIRO 2 discos de 310 mm, pinças radiais de 4 êmbolos
TRAVÃO TRASEIRO disco de 245 mm, pinça de 1 êmbolo
PNEU DIANTEIRO 120/70ZR17
PNEU TRASEIRO 180/55ZR17
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.450 mm
ALTURA DO ASSENTO 810 mm
PESO 202,5 kg
P.V.P. desde 9.100 €
Desde 9.400 € (com E-Clutch)