A luta pela vitória na Africa Eco Race dificilmente poderia estar mais emocionante. Esta sexta-feira, Jacopo Cerutti foi o mais veloz da décima etapa, ficando a apenas nove segundos da liderança quando faltam dois dias.
O italiano da Aprilia completou os 410km cronometrados entre Amodjar e Nouakchott nas exigentes dunas do Sahara em 4h52m41s, batendo o seu grande rival na luta pela vitória, Alessandro Botturi (Ténéré Yamaha Rally Team) por 9m40s.
Isto significa que, a dois dias do fim, Botturi mantém-se no topo da classificação… mas apenas com nove segundos de vantagem para Cerutti, pelo que tudo pode acontecer até ao fim no Senegal no domingo.
Mathieu Liebaert (RVE-Graphecool Racing/KTM) foi terceiro na etapa, à frente de Giovanni Gritti (RS Moto Honda Rally Team) e Shinya Fujiwara (SMRP With Bivouac Osaka/Husqvarna).
Na classificação geral, atrás dos dois primeiros, Guillaume Borne (Team GBR/Husqvarna) mantém-se em terceiro, agora a mais de duas horas de Botturi e Cerutti. O top cinco é fechado por Guillem Martínez (Team Sénégal/KTM) e por Liebaert.
Amanhã realiza-se a 11.ª e penúltima etapa da Africa Eco Race, que pode ser decisiva. Os pilotos atravessam a fronteira para o Senegal na savana Sahelian, com 75km cronometrados entre Nouakchott e Mpal.