No passado fim de semana, o Campeonato Nacional de Flat Track teve a terceira ronda da época em Lavajo (São Bartolomeu de Messines). Desta feita, foi ainda mais única, uma vez que além do famoso piso em argila a ação foi de noite.
As Mini Flat Track encetaram a ação naquela localidade algarvia. Luís Sousa esteve ausente, com Alexandre Cabá a impor-se perante Henrique Pinheiro (Motogalos) e Carlos Castro. O top três foi sempre este, e por esta ordem, enquanto em quarto ficou José Alves a competir em casa. Com os resultados em Lavajo, Castro é o novo líder do campeonato, ao ultrapassar Sousa na classificação.
Quanto à classe Hobby, cujos pilotos não têm licença desportiva, existiram apenas quatro motos à partida: Miguel Inácio e Domingos Cabrita competiram com dirt bikes de 450 cc, e nas Pit Bikes estiveram Albano Santos (AG81) e Tamára Dias (Team Moto Ventura).
O percurso invicto de Maurício Santos nas Tracker continuou, chegando aos nove triunfos consecutivos com as cores da Motogalos. Para tal, superou Filipe Torre (AG81) e Simão Vidinha, ao passo que o seu colega de equipa Avelino Ferreira ficou fora do pódio em quarto lugar.
As Power Bikes tiveram vitórias de Fábio Felícia e de José Lima nas Mangas de Qualificação, ao passo que na grande final houve uma intensa luta ao longo de dez voltas. A competir em casa, Felícia susteve a pressão de Lima para ganhar, com João Sá em terceiro – resultado que lhe permite manter a liderança do campeonato com 118 pontos, mais seis do que Lima e Felícia que passaram a estar empatados com 112 pontos.
José Alves defendeu as cores do Team Satanás nesta sua ronda caseira, mas Rodrigo Falcão entrou melhor ao vencer a Manga de Qualificação 1. Fernando Martins impôs-se na MQ2, mas na final cometeu um erro tal como já acontecera na MQ1: deixou a moto calar-se na curva um e o tempo perdido foi impossível de recuperar. Falcão celebrou a vitória pela primeira vez nesta categoria na frente de Alves, enquanto Martins fechou o top três. Lidera o campeonato com os mesmos 129 pontos de Alves.
As Dirt Bikes voltaram a não contar com Sérgio Rego. Reinaldo Ribeiro foi superior na MQ1, sendo Carlos Sá o mais forte da MQ2. Na empolgante luta da final, Sá liderou cerca de metade da corrida, mas cedeu à pressão de Miguel Fernandes que acabou por o destronar do comando para ganhar. Sá foi segundo e Ribeiro fechou o pódio – primeiro que obteve na categoria. Fernandes está na frente do campeonato com mais 20 pontos do que Sá, que é o seu principal perseguidor.
O CNFT continua na Póvoa de Varzim a 21 de julho, com uma prova ao estilo todo-o-terreno. Fernandes irá competir em casa da AG81 Flat Track Park.