A terceira etapa do Dakar 2025 foi uma montanha-russa de emoções para Adrien van Beveren. O piloto da Monster Energy Honda até temeu ter de abandonar devido a uma queda. Foi 11.º na etapa e agora está em oitavo na geral a 16m24s do líder, Daniel Sanders (Red Bull KTM).
O francês explicou ao site do Dakar que tentou pilotar junto de um colega de equipa, apanhando o seu ritmo: ‘O Tosha [Schareina] cometeu um erro depois de 4km e ele partiu à minha frente. Ele estava a voltar ao trilho quando eu o apanhei. Eu sabia que ele ia totalmente ao ataque e que ele pode ser rápido nas pedras, então tentei pilotar ao ritmo dele. Pilotei atrás dele a uma distância razoável, mas não o queria perder de vista’.
A estratégia de van Beveren sofreu um revés devido a um acidente, que apesar de ser aparatoso não impediu a sua continuidade: ‘Bati numa pedra e a minha moto subitamente deslizou para a esquerda, e depois para a direita, antes de eu ser lançado por cima do guiador. Não sei se perdi a consciência ou não, não me lembro de muito sobre isto, mas não me sinto muito mal. Estava um bocado abalado, mas o airbag funcionou bem, então fui capaz de arrancar imediatamente, mas na direção errada’.
O piloto explicou então como recuperou a direção certa, e revelou que teve outros problemas depois disso num dia de muitas emoções: ‘Segui os trilhos no chão, mas como eu estava a ir na direção errada, fiquei cara a cara com o Ross [Branch]. Foi aí que percebi que eu estava a ir no caminho errado. Depois disso, a navegação foi complicada e viria a perder o meu travão da frente. Parei para tentar reparar com uma porca, mas depois começou a funcionar e a travar por si mesmo. Posteriormente, pilotei de forma sensata. Passei por todos os tipos de emoções: pensei que ia perder tudo com a queda’.