Na semana passada, a Yamaha esteve dois dias em Misano a fazer testes privados para o MotoGP. Álex Rins é um dos pilotos oficiais do construtor de Iwata na categoria rainha e também participou.
O espanhol disse que existiram indicações positivas em Misano, mas também reconheceu que há muito para melhorar: ‘O teste correu bem. Eles trouxeram muitas coisas. Uma delas foi a carenagem, uma diferente carenagem, aerodinâmica diferente, e foi muito boa – vamos usá-la aqui neste fim de semana de GP. Ainda há margem para melhorar, temos muita margem para melhorar. Quando estivemos a usar um pneu novo, não conseguimos encontrar a vantagem, por isso estávamos a fazer o tempo de volta mais rápido com um pneu muito usado. Mas experimentámos várias combinações de pequenas coisas no motor, experimentámos um bocado com a eletrónica’.
Rins explicou o foco da atualização aerodinâmica testada em Misano, e salientou que as melhorias têm de ser encontradas em várias áreas:
– Está mais focado a meio e na parte da saída das curvas nas curvas rápidas. Há mais áreas em que estamos a trabalhar – uma delas é a aerodinâmica, o motor, a ciclística, a eletrónica. Como eu disse, ainda há margem para melhorar na ciclística, no motor, na eletrónica… mas é tão difícil encontrar um segundo de melhoria na aerodinâmica ou na ciclística. Portanto, é como que um misto.