Ao longo desta época de MotoGP, Aleix Espargaró tem vindo a revelar-se competitivo na qualificação e nas corridas Sprint – nas quais já terminou por algumas vezes no top três. No entanto, a quebra de desempenho da Aprilia é evidente durante a corrida principal.
Questionado em conferência de imprensa sobre se está confiante em poder ter um fim de semana de sucesso na MotorLand Aragón, o #41 retorquiu: ‘Veremos. Mal posso esperar, mesmo. É um circuito no qual me divirto sempre a pilotar a moto. E a Aprilia sempre funcionou bem aqui; terminámos no pódio aqui em 2022, por isso mal posso esperar. O novo asfalto parece bom e falei com alguns pilotos de Moto2 que estiveram a testar aqui há uma semana e eles disseram que a aderência está muito boa para o novo asfalto, então mal posso esperar por amanhã para ver como as coisas correm’.
Apesar de querer manter algum otimismo, Espargaró também se mostrou consciente de que a Aprilia não tem estado ao nível da Ducati nas corridas principais: ‘Adoraria estar positivo, mas não tenho realmente muitos argumentos. Estamos a trabalhar no duro e na verdade da última vez que competimos aqui o nosso ponto forte foi a segunda parte da corrida. Mas este ano – ainda não conseguimos entender porquê, estamos a trabalhar nisto – na segunda parte da corrida estamos a destruir mais o pneu. A Ducati é inacreditável no quão rápida consegue ser na segunda parte da corrida. E nós não conseguimos. Por isso somos velozes em qualificação, somos velozes na corrida Sprint, mas infelizmente falta-nos algo nas últimas voltas da corrida de domingo. Então, oxalá consigamos entender algo este fim de semana’.
Poderá o espanhol conseguir mais uma vitória na corrida Sprint em Aragão? O piloto respondeu: ‘Oxalá também no domingo! Farei o meu melhor. Nas últimas duas Sprint estivemos a lutar e acabámos no pódio. Oxalá aqui consigamos fazer o mesmo. Sabemos que podemos ser velozes com o pneu macio, mas para mim e para a equipa é mesmo importante entender o que nos falta para domingo. É realmente chocante chegar ao domingo com um ritmo parecido aos pilotos de topo e depois acabar a dez segundos no fim da corrida. Temos de trabalhar no duro, tentar entender porquê. Mas, sim, temos uma boa oportunidade, esta é uma boa pista para a Aprilia e para mim’.