• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Quarta-feira, Dezembro 24, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Destaque Comércio

E-Bikes ou Bicicletas Elétricas não são motos – decide o tribunal da UE

by Redação
Dezembro 27, 2023
in Destaque Comércio, Mobilidade Sustentável
0
E-Bikes ou Bicicletas Elétricas não são motos – decide o tribunal da UE

Fonte:https://sukhdhamtirth.com/?

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

O Tribunal de Justiça Europeu decidiu que as bicicletas eléctricas são bicicletas e não motos, uma decisão que tem implicações jurídicas importantes.

O Tribunal de Justiça Europeu decidiu que as bicicletas eléctricas de assistência, ou e-bikes, não são veículos a motor. Embora esta possa parecer uma decisão de senso comum, foi também uma decisão importante para a classificação das e-bikes.

RelatedPosts

Cinco motos exóticas acessíveis: carácter único por menos dinheiro

Passeio motociclista solidário assinala 150 anos dos Bombeiros Voluntários da Covilhã

Capacetes ao Alto: Ermesinde acolhe dia especial para motociclistas a 31 de Maio

Ao classificar as e-bikes como não sendo veículos a motor, o Tribunal de Justiça Europeu (TJE) classificou-as como bicicletas e, por conseguinte, como utilizadores vulneráveis da estrada. Significa também que as e-bikes não necessitam de seguro, como um carro ou uma moto.

Fonte:https://sukhdhamtirth.com/?

A decisão foi tomada com base na forma como uma bicicleta eléctrica é impulsionada, que é essencialmente não-mecânica, e devido às velocidades relativamente baixas a que uma bicicleta eléctrica pode acelerar sem pedalar.

O debate em redor da classificação das bicicletas eléctricas tem estado em andamento desde o seu aparecimento inicial, informa a Global Cycling Network. Esta resolução do TJCE teve origem num caso belga em que um ciclista que conduzia uma bicicleta eléctrica foi atropelado por um carro e morreu em consequência dos ferimentos. Durante o processo judicial, foi discutida a questão do direito do ciclista a uma indemnização, na qual a classificação do seu modo de transporte foi considerada.

Fonte:https://www.bicycling.com

Os tribunais belgas remeteram o caso para o TJCE, procurando uma resposta para a questão da classificação. O TJCE decidiu que “os dispositivos que não são movidos exclusivamente por energia mecânica, como uma bicicleta eléctrica que pode acelerar até 20 km/h sem pedalar, não parecem ser susceptíveis de causar danos corporais ou materiais a terceiros comparáveis aos danos que podem ser causados por motos, carros, camiões ou outros veículos movidos exclusivamente por energia mecânica, que podem atingir velocidades significativamente mais elevadas”.

Tags: 2023E-BikesNoticiasUE

Related

Benda P51 hybrid boxer: o surpreendente motor híbrido de 250cc que desafia a lógica

by Redação
Dezembro 22, 2025
0
Benda P51 hybrid boxer: o surpreendente motor híbrido de 250cc que desafia a lógica

A Benda aproveitou o palco da EICMA, o maior salão de motos do mundo, para mostrar muito mais do que a Dark Flag 950 com motor V4. Entre...

Read moreDetails

Honda EV Outlier Concept: A visão de um futuro elétrico sem fronteiras

by Redação
Dezembro 20, 2025
0
Honda EV Outlier Concept: A visão de um futuro elétrico sem fronteiras

Com a apresentação do EV Outlier Concept no Japan Mobility Show 2025, a Honda deixou claro que a eletrificação das duas rodas, para a marca, não passa por...

Read moreDetails

Suzuki Hayabusa Special Edition: A evolução contínua de um ícone das hipersportivas

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
Suzuki Hayabusa Special Edition: A evolução contínua de um ícone das hipersportivas

A Suzuki apresentou a nova Suzuki Hayabusa Special Edition, reforçando a evolução de um dos modelos mais icónicos da história das motos de alta performance. Mais de duas...

Read moreDetails

Triumph amplia a gama 400: Duas novas interpretações entre Flat Track e Cafe Racer

by Redação
Dezembro 17, 2025
0
Triumph amplia a gama 400: Duas novas interpretações entre Flat Track e Cafe Racer

A Triumph Motorcycles decidiu dar um passo firme na evolução da sua bem-sucedida gama 400 com a apresentação de dois novos modelos que reforçam a diversidade e o...

Read moreDetails

Royal Enfield Continental GT-R 750 e Himalayan 750 aproximam-se da produção

by Redação
Dezembro 16, 2025
0
Royal Enfield Continental GT-R 750 e Himalayan 750 aproximam-se da produção

A Royal Enfield começa a levantar o véu sobre a próxima etapa da sua gama de motores bicilíndricos, com dois modelos de 750 cc que apontam claramente para...

Read moreDetails

QJMotor SRK 1051 RR continua a encher os olhos e a derrubar preconceitos

by Redação
Dezembro 12, 2025
0
QJMotor SRK 1051 RR continua a encher os olhos e a derrubar preconceitos

A QJMotor volta a agitar o segmento das desportivas com a chegada da nova SRK 1051 RR 2026, uma proposta que não se limita a preencher mais um...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.