• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sábado, Dezembro 27, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Noticias de Motos

Ducati prepara embraiagem automática… e não é (só) para facilitar a vida na cidade

by Redação
Junho 9, 2025
in Noticias de Motos
0
Ducati prepara embraiagem automática… e não é (só) para facilitar a vida na cidade
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A marca de Bolonha poderá estar prestes a redefinir aquilo que entendemos como condução desportiva com uma tecnologia que mistura o melhor de dois mundos: a comodidade da automatização e a precisão exigida nas pistas. Sim, a Ducati está a trabalhar numa embraiagem automática, mas esqueça a ideia de um sistema “sem alma” ou pensado apenas para principiantes. Isto é a Ducati e o objetivo continua a ser um só: ir mais depressa, com mais consistência e desgastar menos a mecânica.


Não é uma caixa automática — é muito mais subtil que isso

Segundo registos de patentes divulgados pela Cycle World, a nova tecnologia da Ducati não visa eliminar o controlo do piloto, mas sim optimizá-lo. Ao contrário da DCT da Honda ou do sistema SCS centrífugo da MV Agusta, o que os italianos estão a desenvolver foca-se exclusivamente na automatização do acionamento da embraiagem, mantendo as mudanças manuais intactas.

RelatedPosts

Darryn Binder ‘aterra’ no Motoamerica

NIU faz história, com máximos em 2025: Regresso ao crescimento e novo record histórico de vendas

Yamaha TDM850 / TDM900 (1991–2011): a moto que nasceu antes do seu tempo

Há duas versões em estudo. Uma mantém o manípulo hidráulico tradicional, mas inclui um atuador eletromecânico que pode assumir o controlo da embraiagem em situações específicas, como arranques a baixa velocidade ou em pára-arranca. A outra vai mais longe: retira completamente o sistema hidráulico tradicional e substitui-o por um sinal eletrónico entre o manípulo e o atuador. Na prática, o utilizador sente que tem controlo manual, mas é toda uma dança de sensores e motores que está a trabalhar nos bastidores.


Benefícios práticos… e uma piscadela ao mundo da competição

Ambas as configurações prometem benefícios claros: proteção contra calar o motor, arranques mais suaves, menor desgaste da embraiagem e, cereja no topo, um modo de controlo de arranque que gere embraiagem e acelerador para otimizar aceleração. A integração com um quickshifter sensível à carga complementa o sistema, facilitando reduções com rev-matching automático.

Mas o mais interessante? Isto não é só uma inovação urbana. A Ducati admite abertamente que está a pensar nos circuitos. Embora pareça contraintuitivo — afinal, o motociclismo desportivo vive do controlo puro —, o mundo das corridas já abraçou sistemas automatizados há muito tempo. Fórmula 1 e endurance são exemplo disso, com transmissões por patilhas precisamente porque são mais rápidas, consistentes e fiáveis.

Ao integrar esta tecnologia numa moto homologada para estrada, a Ducati pode abrir caminho para a sua utilização no WorldSBK ou MotoAmerica, contornando os regulamentos da FIM que proíbem embraiagens automáticas… a menos que façam parte do modelo de produção.


Do tradicional ao tecnológico — sem perder a alma

A Ducati sempre viveu entre o respeito pelas origens e a ambição tecnológica. Os sistemas desmodrómicos de válvulas são um exemplo clássico: uma marca de identidade mantida por teimosia engenhosa, mesmo quando a concorrência já a tinha deixado para trás. Mas os tempos mudam. O motor V4 Granturismo e o novo V2 das Panigale e Streetfighter já deixaram o Desmo para trás.

Agora, parece que o próximo tabu a cair é a embraiagem convencional. E se for para garantir melhores prestações, quem somos nós para reclamar?


A conclusão? A Ducati está a jogar xadrez enquanto outros ainda jogam às damas

Este sistema de embraiagem automática pode parecer apenas mais uma inovação. Mas se resultar — e vindo da Ducati, não apostaria contra isso —, poderá mudar a forma como olhamos para as motos desportivas nos próximos anos. Não se trata apenas de facilitar a vida ao condutor. Trata-se de dar vantagem real em pista, com um sistema inteligente que não rouba emoção, mas sim eleva a performance.

Related

NIU faz história, com máximos em 2025: Regresso ao crescimento e novo record histórico de vendas

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
NIU faz história, com máximos em 2025: Regresso ao crescimento e novo record histórico de vendas

A NIU Technology prepara-se para fechar 2025 com um marco decisivo na sua história recente. A marca chinesa especializada em mobilidade elétrica de duas rodas deverá atingir um...

Read moreDetails

Yamaha TDM850 / TDM900 (1991–2011): a moto que nasceu antes do seu tempo

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
Yamaha TDM850 / TDM900 (1991–2011): a moto que nasceu antes do seu tempo

Quando a Yamaha apresentou a TDM850 em 1991, poucos perceberam o que a marca japonesa estava realmente a lançar. Numa época em que o mercado estava rigidamente dividido...

Read moreDetails

BMW Motorrad reforça o seu compromisso com segurança, inovação e estilo na nova coleção de vestuário 2026

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
BMW Motorrad reforça o seu compromisso com segurança, inovação e estilo na nova coleção de vestuário 2026

A BMW Motorrad apresentou a sua coleção de vestuário para 2026, uma gama abrangente de equipamento técnico e vestuário casual que reflete mais de quatro décadas de experiência...

Read moreDetails

O fim da KTM RC390

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
O fim da KTM RC390

Volume baixo de vendas e um obrigatório aumento do preço para o modelo possa estar de acordo com a norma Euro5+ foram decisivos para que a KTM decidisse...

Read moreDetails

Benelli Leoncino Bobber 400: O V-Twin italiano que desafia as regras do universo custom

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
Benelli Leoncino Bobber 400: O V-Twin italiano que desafia as regras do universo custom

A Benelli entra em território pouco explorado com a Leoncino Bobber 400, uma moto que cruza a identidade histórica da família Leoncino com a filosofia crua e minimalista...

Read moreDetails

6.ª Moto‑Volta a Portugal Honda arranca em maio com nove dias de aventura e 2200 km

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
6.ª Moto‑Volta a Portugal Honda arranca em maio com nove dias de aventura e 2200 km

Evento exclusivo para motos Honda volta a percorrer o país de norte a sul, com visitas culturais, gastronomia regional e um percurso em forma de “oito” que inclui...

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.