• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Destaque Comércio

Ducati – Panigale V4 SP2 30° Anniversario 916 –  ícone do design e do mundo da competição

by Redação
Novembro 8, 2023
in Destaque Comércio, EICMA, Novidades - Actualidade
0
Ducati – Panigale V4 SP2 30° Anniversario 916 –  ícone do design e do mundo da competição

Fonte:Ducati Media House

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A Ducati celebra o 30º aniversário da 916 com um modelo de série limitada e numerada de 500 unidades. A Panigale V4 SP2 30° Anniversario 916 é a homenagem da Ducati à moto que representou um marco na história da companhia. Um verdadeiro ícone do design e do mundo da competição, exposto no MoMA de Nova Iorque, que mesmo hoje, 30 anos depois, é ainda considerado o emblema da beleza aplicada às duas rodas.

As características inconfundíveis e o carácter de superdesportiva da Ducati 916, a moto a partir da qual o ADN do design de todas as motos desportivas Ducati origina, podem ser encontrados na Panigale Anniversario. Os genes da 916 podem ser descobertos na massa concentrada na frente, na vista sinuosa de cima e em elementos como o farol, o “nariz”, as entradas de ar, o V da carenagem, o escultural depósito em forma de diamante, a curta e esguia secção traseira e o monobraço oscilante.

RelatedPosts

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

Ducati prepara revolução nas transmissões de motos

Ducati Emotion Tour continua em junho em Portugal

Fonte:Ducati Media House

Na Panigale Anniversario, o tributo à 916 é celebrado com um esquema de cores, criado pelo Centro Stile Ducati, que presta homenagem a um dos mais belos grafismos de competição da história desportiva da Ducati, o da moto que venceu o Campeonato do Mundo de Superbike com Carl Fogarty em 1999.

A icónica tricolor na carenagem, as placas de número brancas e o número 1 foram recuperados e revisitados numa perspetiva moderna, enquanto a porção negra na metade superior da carenagem remete para as condutas de ar da 916. O inferior do depósito, também em negro, é uma forte referência ao mundo da competição. Finalmente, a cobertura do depósito com o logótipo da coroa de louros, na mesma cor dourada da 916. O logótipo da carenagem, que na primeira 916 era em prateado com contorno dourado, é aqui revisitado e atualizado, quase com um efeito 3D.

Fonte:Ducati Media House
Fonte:Ducati Media House

A Panigale V4 SP2 30º Anniversario é produzida numa série numerada e limitada de 500 unidades. Tal como a moto de competição de onde retirou a inspiração, é disponibilizada apenas numa configuração monoposto, sendo enriquecida pela mesa de direção em alumínio maquinado do bloco com gravação a laser do nome do modelo e número progressivo. Finalmente, a Panigale 30º Anniversario 916 vem com um certificado de autenticidade e uma capa para a moto dedicada.

O equipamento técnico combina as especificações da SP2 com uma série de requintados pormenores que tornam esta moto ainda mais única. De facto, a Panigale V4 SP2 30° Anniversario 916 conta com um tampão de depósito de competição em alumínio maquinado*, condutas de arrefecimento para os travões dianteiros, escudo térmico do escape, asas com design de duplo perfil e guarda-lamas dianteiro em fibra de carbono.

Fonte:Ducati Media House
Fonte:Ducati Media House

Também feitas de fibra de carbono são as jantes de cinco braços, que reduzem o peso das rodas em 1,4 kg em relação às Marchesini forjadas da V4 S e 3,4 kg em comparação com a Panigale V4. A inércia é reduzida em cerca de 26% na frente e 46% atrás, tornando a moto mais ágil, menos cansativa e mais precisa em aceleração.

O sistema de travagem é o melhor da sua classe: graças às pinças Brembo Stylema R e condutas de arrefecimento, oferece uma elevada eficiência de travagem e um curso consistente da mante mesmo durante longas sessões em pista. A bomba Brembo MCS com ajuste remoto permite uma regulação simples e intuitiva do tato e distância ao guiador sem necessidade de parar.

A embraiagem a seco STM EVO oferece uma grande fluidez em todas as fases da condução com o acelerador fechado, tais como a entrada em curva, e permite que o nível de travão-motor mecânico seja customizado alterando a mola secundária. No uso em pista, com a tampa da embraiagem aberta, os entusiastas podem desfrutar do som que caracteriza as motos de competição da Ducati.

Os poisa-pés ajustáveis em alumínio maquinado permitem que a posição de condução seja adaptada a qualquer físico, e o uso do sistema standard Ducati Quick Shift Up & Down pode ser configurado tanto para a atuação de um seletor de velocidades tradicional como num padrão de competição. Finalmente o sistema de aquisição de dados Ducati Data Analyser+ permite que a prestação do piloto seja monitorizada.

Fonte:Ducati Media House
Fonte:Ducati Media House

A moto é entregue com um kit de pista, que inclui tampas em alumínio maquinado para remoção dos retrovisores*, kit de remoção do prata-matrícula*, tampa da embraiagem aberta em carbono* e sistema de aquisição de dados Data Analyser+.

A Panigale V4 SP2 30º Anniversario 916 foi revelada no dia de abertura da EICMA 2023, com um evento internacional no stand da Ducati onde, até domingo dia 12, será possível ver ao vivo toda a gama 2024 do fabricante de Borgo Panigale.

Durante o evento, a Ducati anunciará oficialmente as datas da World Ducati Week 2024. Este encontro, para todos os fãs, está marcado para o fim de semana de 26 – 28 de julho, como sempre no Misano World Circuit “Marco Simoncelli”.

Tags: 2023DucatiNoticiasPanigale V4 SP2

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Desempenho, conforto para viagem e aventura, com 106 litros de bagagem: Eis a nova Tiger Sport 800 Tour

by Redação
Dezembro 3, 2025
0
Desempenho, conforto para viagem e aventura, com 106 litros de bagagem: Eis a nova Tiger Sport 800 Tour

A Triumph acrescentou ao seu catálogo um novo modelo pensado para quem procura desempenho desportivo e capacidade de viagem sem compromissos: a Tiger Sport 800 Tour. Concebida a...

Read moreDetails

Fabricantes chineses ao “ataque” e com “promessa”: metade do mercado mundial será seu dentro de cinco anos

by Redação
Dezembro 3, 2025
0
Fabricantes chineses ao “ataque” e com “promessa”: metade do mercado mundial será seu dentro de cinco anos

Na EICMA 2025, Zhang Xue voltou a provar que não é homem de eufemismos. O fundador da ZXMoto, e anteriormente da KOVE, aproveitou o certame para lançar um...

Read moreDetails

Yamaha Ténéré 700 Pura 01: A visão extrema de Ramón Forcada para transformar a T7 numa máquina de rali pura

by Redação
Novembro 30, 2025
0
Yamaha Ténéré 700 Pura 01: A visão extrema de Ramón Forcada para transformar a T7 numa máquina de rali pura

A Yamaha Málaga Center uniu-se ao histórico engenheiro de MotoGP Ramón Forcada para criar a Pura 01, uma interpretação radical da Yamaha Ténéré 700 que aproxima esta trail...

Read moreDetails

CFMoto V4 SR-RR: A superdesportiva chinesa super avançada que ultrapassa os 210cv e estreia aerodinâmica ativa

by Redação
Novembro 29, 2025
0
CFMoto V4 SR-RR: A superdesportiva chinesa super avançada que ultrapassa os 210cv e estreia aerodinâmica ativa

A CFMoto acaba de mostrar ao mundo um dos protótipos mais ambiciosos alguma vez saídos da China: a V4 SR-RR, uma superdesportiva de alta performance que entra diretamente...

Read moreDetails

Honda sempre na vanguarda: Como a engenharia de base biológica e a reciclagem estão a transformar a mobilidade

by Redação
Novembro 28, 2025
0
Honda sempre na vanguarda: Como a engenharia de base biológica e a reciclagem estão a transformar a mobilidade

A Honda tem vindo a alargar de forma consistente a forma como encara os materiais usados nas suas motos, apostando numa combinação de engenharia de base biológica e...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.