A Ducati foi a vencedora da XXIII (23.ª) edição do Prémio Internacional Barsanti e Matteucci – sendo o primeiro fabricante de motociclos galardoado.
É um prémio criado em 2020 que homenageia o engenheiro Padre Eugenio Barsanti, que criou o primeiro protótipo de um motor de combustão interna a par de Felice Matteuci. É entregue a indivíduos ou entidades que se distinguem no desenvolvimento e difusão de veículos motorizados e tecnologias conexas.
Com esta premiação, a Ducati foi reconhecida pela sua excelência no desenvolvimento de motos de competição e de produção. Vincenzo De Silvio, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento na Ducati, recebeu o prémio, e afirmou:
– Na Ducati, trabalhamos todos os dias para criar soluções tecnológicas inovadoras e únicas, com o objetivo de oferecer a melhor experiência de condução aos entusiastas Ducati. O nosso método é baseado na integração da criatividade de engenharia, teoria, experimentação e testes em campo, seja na estrada ou nos circuitos pelo mundo. Isto permite-nos ser reconhecidos como uma das empresas mais inovadoras do setor. Receber o Prémio Barsanti e Matteucci é um reconhecimento que nos enche de orgulho e confirma que o nosso compromisso para com a pesquisa e inovação contínuas e o desejo de melhorar a experiência dos motociclistas representa a direção certa a seguir.