A Ducati revelou recentemente que continuará a apostar em motores bicilíndricos para os seus desportivos de média cilindrada. Giulio Fabbri, responsável pela Comunicação de Produto da marca, anunciou que está em desenvolvimento um novo Panigale com motor de dois cilindros.
Esta notícia, divulgada pelo MCN, surge poucos dias após a Ducati ter apresentado a edição final do Superquadro V2 Panigale, marcando o fim de produção deste modelo e, aparentemente, o término de mais de 30 anos de desportivos Ducati com motor V-twin a 90 graus.
Atualmente, o V2 de média cilindrada é o único Panigale com configuração V-twin na gama da Ducati, desde que a marca italiana adotou uma abordagem exclusivamente tetracilíndrica para o seu superbike topo de gama em 2018, com o fim da linha 1299.
Embora os detalhes sobre preço e especificações ainda não tenham sido divulgados, espera-se que o novo V2 venha substituir o atual Panigale V2 de 955cc e 153cv, introduzido em 2020 para cumprir as normas Euro 5.
É improvável que a cilindrada ultrapasse a do seu antecessor, de modo a manter a conformidade com os regulamentos atuais da categoria Supersport. A Ducati não deverá abdicar da elegibilidade para esta série, especialmente considerando o renovado interesse do mercado nesta categoria, como evidenciado pelo sucesso de vendas da Honda CBR600RR, que liderou as tabelas de vendas de média cilindrada em junho.
É possível que o novo modelo venha a incorporar elementos estéticos e tecnológicos derivados do topo de gama da marca de Bolonha – o recém-anunciado V4 e V4S, que recebeu um ligeiro aumento de potência de 213 para 216 cavalos, bem como um pacote eletrónico significativamente atualizado, um novo braço oscilante e um quadro aperfeiçoado para melhorar a sensação e a condução.