A Honda está a trabalhar forte para melhorar esta época e Santi Hernández trabalha agora com Joan Mir, um piloto com quem a relação é nova sobretudo depois de muitos anos a trabalhar de perto com Marc Márquez. Ainda antes do arranque dos trabalhos em Losail este fim de semana, o espanhol falou sobre os objetivos que tinha então, em termos de ordem de trabalhos, bem como do próprio Mir.
Em vídeo à Honda Racing, o novo chefe de mecânicos de Mir começou precisamente a falar sobre a relação com o #36 e como é dever da Honda o tentar ambientar da melhor forma possível: ‘Com o Joan começámos a época em Valência para tentar perceber mais ou menos o que ele necessita e claro, depois de trabalhar durante muito tempo com o Marc [Márquez] as coisas são muito diferentes. O positivo para mim é que ele é um piloto que quer aprender, tem a mente aberta a experimentar coisas e é mais rápido e temos também de lhe dar a nossa confiança, bem como a da estrutura da equipa ele é novo em tudo. Estou feliz com ele e o nosso objetivo é de momento tentar estar no topo mas, claro, não estamos no melhor cenário’.
Seguiu-se depois o plano da estrutura para o que seriam posteriormente os trabalhos:
– A pista em Losail é uma em que as condições mudam muito do FP1 para o treino livre à tarde porque a temperatura de manhã para a tarde muda muito, a humidade e a temperatura da pista e é nessa área que temos de trabalhar de uma forma mais inteligente porque de manhã o que testamos é diferente da tarde mas temos a felicidade de ter tido aqui dois dias de teste, temos dados e uma base mas ainda temos dificuldades com a tração traseira, que nos falta, e temos de tentar perceber para onde seguir para termos um pouco mais.