A superioridade de David Alonso ficou de novo evidente no segundo treino do GP de Itália de Moto3. Mais uma vez, o líder do campeonato foi o mais veloz e com uma nova volta recorde do circuito de Mugello.
Apesar de o colombiano ter sido o primeiro a completar uma volta lançada, o piloto que liderou durante mais tempo foi José Antonio Rueda (Red Bull KTM Ajo). O espanhol passou para o topo com seis minutos decorridos e melhorou o seu tempo por quatro vezes para se manter mais de 20 minutos no topo.
Acabou batido por Ivan Ortolá (MT Helmets-MSi/KTM), mas nos últimos minutos foi Alonso (CFMoto Valresa Aspar) a impor-se com duas voltas rápidas que o levaram ao recorde do circuito: 1m53,926s.
Ryusei Yamanaka (MT Helmets-MSi/KTM) foi quem ficou mais perto, a 0,720s, enquanto Collin Veijer (Liqui Moly Husqvarna Intact GP) terminou em terceiro. Stefano Nepa (LevelUp MTA/KTM) e Ortolá completaram o top cinco na frente de Rueda.
A tabela combinada dos dois treinos correspondeu em grande medida à desta sessão, já que só um piloto não melhorou. Em 14.º ficou Luca Lunetta (SIC58 Squadra Corse/Honda), que desse modo garantiu a última vaga direta na segunda qualificação. Ficou apenas 0,013s na frente do colega de equipa Filippo Farioli para o conseguir.
Tempos:
Alonso emerges as the ultimate favourite for pole ⚡️
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) June 1, 2024
The @AsparTeam ends P2 seven tenths clear of @yamanaka_ryusei, followed by @CollinVeijer95, @stefanonepa82 and @IvanOrtola48 🏁#ItalianGP 🇮🇹 pic.twitter.com/rbAnwV8N0h