David Alonso alcançou a sua segunda pole position consecutiva, agora no GP de Espanha de Moto3. O colombiano voltou a mostrar que está a ser o mais forte em Jerez este fim de semana, com o melhor tempo da qualificação.
O primeiro líder da sessão foi David Muñoz (BOE Motorsports/KTM), com 0,143s de avanço para Alonso. O piloto da CFMoto Gaviota Aspar dominou os treinos e era um dos mais fortes candidatos à pole position.
E, com a sua segunda volta lançada, Alonso chegou mesmo à liderança de forma destacada: Collin Veijer (Liqui Moly Husqvarna Intact GP) melhorou para ficar em segundo, mas a 0,467s.
O holandês fez melhor na sua tentativa seguinte e alcançou a liderança, ao superar Alonso por 0,197s. No entanto, ainda faltavam cerca de seis minutos e tudo podia acontecer.
No último minuto da sessão, Alonso voltou a esmagar o cronómetro, rodou em 1m44,954s e deixou Veijer a mais de um segundo de distância. Muñoz ainda se aproximou, mas ficou em segundo a 0,220s, relegando Veijer a terceiro.
Joel Kelso (BOE Motorsports/KTM) foi quarto e, assim, irá dividir a segunda fila com Ryusei Yamahaka (MT Helmets-MSi/KTM) e Ángel Piqueras (Leopard Racing/Honda).