O domínio de David Alonso continua em Mugello. Esta tarde, o líder do Mundial de Moto3 obteve a pole position do GP de Itália, tendo liderado todas as sessões até ao momento.
Após as primeiras voltas lançadas, Collin Veijer (Liqui Moly Husqvarna Intact GP) liderava a qualificação na frente de Ivan Ortolá (MT Helmets-MSi/KTM), com Alonso (CFMoto Valresa Aspar) em terceiro.
A tabela ficou assim ordenada nos minutos subsequentes, até porque vários pilotos fizeram a habitual passagem pelas boxes depois das primeiras sequências de voltas. José Antonio Rueda (Red Bull KTM Ajo) estava em quarto.
A três minutos da bandeira de xadrez, Ortolá chegou à liderança, enquanto Alonso ficou em segundo. Deste modo, em poucos instantes Veijer baixou ao terceiro lugar. Mas ainda havia tempo até ao fim e tudo poderia mudar.
Com a sua última volta, Alonso rodou em 1m54,194s para consumar a pole position, batendo Ortolá por 0,247s. Rueda arrancará de terceiro, tendo superado Veijer no fim. Daniel Holgado (Red Bull GasGas Tech3) e Luca Lunetta (SIC58 Squadra Corse/Honda) vão dividir a segunda fila da grelha de partida com o holandês.