Tal como já tinha feito nos treinos, David Alonso foi o mais forte na qualificação para o GP das Américas de Moto3. É a primeira pole position do piloto, que não conseguiu bater o seu próprio recorde de Austin.
O primeiro líder da sessão foi o inevitável David Alonso (CFMoto Valresa Aspar), que depois das primeiras voltas lançadas tinha uma vantagem de 0,156s face a José Antonio Rueda (Red Bull KTM Ajo). No entanto, ainda faltava muito tempo na sessão.
O espanhol foi, entretanto, superado por Jacob Roulstone (Red Bull GasGas Tech3), caindo para terceiro, ao passo que Alonso cimentou a posição de liderança passando a ter mais de dois décimos de avanço.
Depois de os pilotos passarem pelas boxes, nos últimos três minutos começaram os últimos ataques ao cronómetro. Com a sua última volta, Collin Veijer (Liqui Moly Husqvarna Intact GP) assumiu a liderança.
No entanto, outros pilotos estavam em voltas rápidas… incluindo Alonso, que acabou mesmo por terminar na liderança alcançando a pole position. Rueda ficou em segundo a 0,017s, sendo Daniel Holgado (Red Bull GasGas Tech3) terceiro. Veijer terminou em quarto, sendo Joel Kelso (BOE Motorsports/KTM) quinto e Roulstone sexto.