David Alonso fez novamente o pleno nos treinos no GP de Espanha de Moto3. Esta manhã, com chuva em Jerez, o piloto da CFMoto Gaviota Aspar foi de novo o mais veloz.
Devido às condições da pista, esta sessão acabou por não contar para definir os apurados diretamente para a segunda fase da qualificação. Ao longo da meia hora, os tempos estiveram a descer constantemente, com vários pilotos a passarem pela liderança.
Quem esteve mais tempo consecutivo em primeiro lugar foi David Muñoz (BOE Motorsports/KTM) ainda nos primeiros dez minutos. No entanto, acabou por ser Alonso a fazer o melhor tempo, naquela que foi a sua última volta, ao rodar em 1m56,619s.
Foi o culminar de uma sequência de três voltas rápidas do colombiano, que bateu o colega de equipa Joel Esteban por 0,096s. Ángel Piqueras (Leopard Racing/Honda) foi terceiro, seguindo-se o seu colega Adrián Fernández. Matteo Bertelle (Rivacold Snipers Team/Honda) fechou o top cinco.
No combinado dos dois treinos, Scott Ogden (MLav Racing/Honda) foi o 14.º e assim garantiu o último lugar direto na Q2. Bertelle, em 15.º, ficou de fora por apenas 0,029s.
Tabela de tempos combinada P1 + P2:
Wet or dry, David Alonso's streak is still alive! ✌️
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) April 27, 2024
Take a look at the combined results of #Moto3 as the checkered flag waves on P2🏁#SpanishGP 🇪🇸 pic.twitter.com/ucftE71uoP