Começou o GP de Espanha de Moto3, com David Alonso a fazer o melhor tempo do treino livre de sexta-feira. O colombiano foi o único a rodar no 1m44s esta manhã.
Apesar de ter sido Alonso (CFMoto Gaviota Aspar) a fazer a primeira volta cronometrada, após as primeiras voltas çançadas o líder era Adrián Fernández (Leopard Racing/Honda). Ao longo dos primeiros 12 minutos, as trocas de líder foram constantes, com Alonso a regressar ao topo em vários momentos.
Também Ryusei Yamanaka (MT Helmets-MSi/KTM) e Joel Kelso (BOE Motorsports/KTM) chegaram a liderar. Com quase um quarto de hora concluído, Alonso assumiu a liderança para nunca mais a largar. No entanto, ainda melhorou o seu tempo por mais três vezes. Rodou duas vezes no 1m44s, para acabar com o melhor tempo em 1m44,590s.
Em segundo ficou David Muñoz (BOE Motorsports/KTM), que foi 1,079s mais lento. Fernández ficou em terceiro, enquanto o top cinco foi fechado por Kelso e Iván Ortolá (MT Helmets-MSi/KTM). Daniel Holgado (Red Bull GasGas Tech3), líder do campeonato, fez o 12.º tempo. Ainda a recuperar de uma cirurgia à apêndice realizada há duas semanas, José Antonio Rueda (Red Bull KTM Ajo) está inscrito, mas não chegou a ir para a pista neste treino.
Tempos:
What a start to the weekend from David Alonso! 🤩
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) April 26, 2024
New all-time lap record, over a second clear of @david64official and fully in control at the moment ✌️#SpanishGP 🇪🇸 pic.twitter.com/g5qr3DHYYb