Continua o caminho vitorioso de David Alonso no Moto3. Este domingo, o piloto alcançou a sua terceira vitória consecutiva, agora no GP de Itália em Mugello, numa corrida difícil de gerir que chegou a estar interrompida.
Início de corrida forte por parte de Alonso (CFMoto Valresa Aspar) para se manter na frente desde a pole position. Ivan Ortolá (MT Helmets-MSi/KTM) manteve-se no seu encalço e Taiyo Furusato (Honda Team Asia) fez também um bom arranque para subir a terceiro.
O nipónico viria a perder a posição para Collin Veijer (Liqui Moly Husqvarna Intact GP) na terceira volta. Na liderança, Alonso continuava na frente de Ortolá, mas a distância era muito curta. No entanto, foi Veijer que na quarta volta ultrapassou Ortolá para chegar a segundo. Pouco depois, houve bandeira vermelha devido a um acidente na curva nove em que um dos envolvidos, Xabi Zurutuza (Red Bull KTM Ajo) teve de receber assistência no local da queda.
Depois de alguns minutos de pausa, a corrida foi retomada com 11 voltas e a grelha de partida correspondente à classificação no final da terceira volta: ou seja, com Alonso na pole position. No reatar, o colombiano voltou a partir bem para se manter na frente, enquanto Veijer ultrapassou Ortolá.
Na primeira curva, houve uma queda que envolveu José Antonio Rueda (Red Bull KTM Ajo), Daniel Holgado (Red Bull GasGas Tech3) e Stefano Nepa (LevelUp MTA/KTM). O italiano foi forçado a abandonar. Pouco depois, foi Tatsuki Suzuki (Liqui Moly Husqvarna Intact GP) a cair. Entretanto, Ortolá recuperou o segundo posto.
🔄 @CollinVeijer95 leads @Taiyofurusato72!
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) June 2, 2024
It's ON ⚔️#ItalianGP 🇮🇹 pic.twitter.com/jBFehUKwBe
No entanto, no início da segunda volta deste reatar, Veijer e Furusato aproveitaram o cone de aspiração na reta principal de Mugello para subirem a primeiro e segundo, respetivamente. Alonso desceu a terceiro. Na mesma volta, Furusato passou para o topo da classificação por alguns instantes.
Devolvendo a manobra na volta seguinte, Alonso voltou a liderar a corrida. O grupo da frente tinha seis pilotos, com lutas, trocas de posição constantes e muita incerteza.
No less than six riders are in contention for victory 👊
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) June 2, 2024
At the moment it's all going in favour of @CollinVeijer95 with 7 laps to go 💪#ItalianGP 🇮🇹 pic.twitter.com/UMcYLX3Drz
Nas últimas voltas, Alonso conseguiu criar uma margem mais sólida na liderança, mas Veijer não baixou os braços. Ortolá era terceiro, Ryusei Yamanaka (MT Helmets-MSi/KTM) estava em quarto, Furusato em quinto e David Muñoz (BOE Motorsports/KTM) em sexto.
Nem mesmo uma pressão final de Veijer impediu Alonso de celebrar mais um triunfo, com apenas 0,142s de avanço. Yamanaka fechou o pódio, herdando o terceiro lugar depois de Ortolá cair na curva 12 na última volta. Furusato e Muñoz fecharam o top cinco. Holgado foi penalizado com duas Long Lap devido ao incidente no recomeço da corrida, mas mesmo assim conseguiu fazer dois pontos com o 14.º lugar.