Gigi Dall’Igna, o homem por trás da ascensão da Ducati à proeminência no mundo do MotoGP, partilhou recentemente as suas ideias sobre o estado atual do campeonato e os rumores em torno da potencial mudança de Marc Márquez para a Ducati.
Ao refletir sobre o seu percurso no mundo do motociclismo, Dall’Igna afirmou: “Sinto-me bem onde estou. A Itália, com a sua rica herança motociclística, deve estar orgulhosa das suas conquistas neste mundo desafiante. Quando deixei a Aprilia há uma década, nunca previ atingir este nível. Uma das razões que me levou a deixar Noale foi o facto de sentir que não havia condições para vencer o Campeonato do Mundo de MotoGP. Naquela altura, não tinha interesse em enfrentar um desafio tão complexo e dispendioso.”
Falando sobre os recentes progressos da Aprilia, especialmente evidentes no Grande Prémio da Catalunha, Dall’Igna comentou, “A Aprilia parece ter feito progressos significativos. As suas recentes performances, particularmente na qualificação, têm sido louváveis.” Ele acredita que o novo impulso da marca pode ter influenciado certas decisões que levaram a estes resultados.
Sobre as comparações entre a liderança de Pecco Bagnaia no MotoGP e a de Max Verstappen na Fórmula 1, Dall’Igna comentou: “Na minha opinião, eles podem até ser melhores do que nós. Ainda temos coisas a aprender, mas temos um modelo a seguir. Tudo o que posso dizer sobre Pecco é que ele faz coisas incríveis”.
Discutindo a influência da Fórmula 1 no MotoGP, especialmente em termos de aerodinâmica, Dall’Igna partilhou: “Não tenho a certeza se fomos inspirados pela F1. Tentámos aproveitar o potencial de ideias novas e diferentes para melhorar o sistema nas motos. Embora a aerodinâmica no MotoGP possa parecer semelhante à da F1, também é utilizada em muitos outros desportos, como a vela ou a America’s Cup.”
Tem-se especulado sobre a possível compra do campeonato de MotoGP por Stefano Domenicali. Sobre isso, Dall’Igna declarou: “A Dorna fez um trabalho incrível ao longo dos anos, tornando este desporto um dos mais espectaculares do mundo. Se a Liberty Media, que se destacou na F1, trouxesse novas ideias, mantendo o que funciona no MotoGP, poderia ser interessante”.
Relativamente a potenciais mudanças nas regras do MotoGP, especialmente no que diz respeito ao combustível, Dall’Igna esclareceu: “Começaremos no próximo ano a utilizar 40% de combustível não fóssil. Daremos um passo significativo em direção ao biocombustível em 2027.”
Sobre o tema do domínio da Ducati na tecnologia e potenciais concessões às marcas japonesas, Dall’Igna enfatizou: “É o destino do vencedor. Todos os outros querem limitar o desenvolvimento do vencedor. Nos últimos anos, a Ducati tem sido constantemente visada. Eu nunca pedi uma mudança de regras. Simplesmente tirei partido das regras existentes, interpretando-as da melhor forma possível.”
O tema mais quente no paddock de MotoGP é a potencial mudança de Marc Márquez para a Gresini, possivelmente ao lado do seu irmão Álex. Quando lhe perguntaram se isso o incomoda, Dall’Igna respondeu: “Como é que me pode incomodar o facto de Marc Márquez querer correr com uma das nossas motos? É um reconhecimento. Honestamente, fico feliz que esses rumores existam. E o facto de dizerem que a Honda me quer, é lisonjeiro.”
Dall’Igna está confiante que estes rumores não irão afetar o melhor piloto da Ducati, Pecco Bagnaia, ou outros candidatos ao título como Bezzecchi ou Martín. E concluiu: “Ter pilotos fortes é o principal objetivo de uma equipa. Se não for esse o caso, significa que somos mais fracos. Nunca pensei que a concorrência interna fosse um problema”.