A Crescent Yamaha, concessionária responsável pela equipa oficial Pata Prometeon Yamaha World Superbike, lançou recentemente uma série exclusiva de superbikes GYTR R1 em tributo a Jonathan Rea. Consideradas algumas das melhores máquinas para trackdays, estas motos destinam-se a um público seleto e afortunado.
Com um número bastante reduzido e de unidades, onde apenas 10 unidades serão construídas, cada moto virá decorada com a especial decoração ‘JR Winter Test’ desenhada por Aldo Drudi, o mesmo designer responsável pelos icónicos capacetes de Valentino Rossi.
Além da aparência distinta, estas motos estão equipadas com melhorias de desempenho e chassis do catálogo GYTR (Genuine Yamaha Technology Racing). A potência é estimada em cerca de 30bhp a mais do que a versão padrão de estrada, atingindo aproximadamente 215bhp.
Paul Denning, Diretor Geral da Crescent Yamaha e Diretor da Equipa Yamaha WSBK, deixou algumas palavras sobre o projeto: ‘Queríamos usar tudo o que tínhamos no catálogo GYTR e de outros fornecedores de peças de desempenho que usamos, para criar a R1 definitiva e, para ser honesto, estou bastante confiante de que conseguimos’.
Denning acrescentou que, embora colecionadores possam estar interessados, a verdadeira intenção é que estas motos sejam usadas e apreciadas: ‘Parece uma pena construir uma moto assim e não colocar combustível e óleo nela. Realmente queremos atender ao cliente que gasta pneus e volta com um sorriso enorme no rosto’.
As superbikes exclusivas para pista combinam desempenho e fiabilidade, utilizando várias opções do GYTR e ajustes da própria Crescent. Cada moto virá acompanhada de um certificado de autenticidade da Crescent Yamaha e a oportunidade de conhecer Jonathan Rea em qualquer prova do WSBK.
Os compradores também terão a chance de participar num trackday no Reino Unido com um técnico da Crescent ProShop, que ajustará a moto conforme as necessidades do utilizador.
Para alcançar este nível de desempenho, as motos receberam portas de cabeça de cilindro e uma relação de compressão aumentada, juntamente com um conjunto de cames de corrida do kit GYTR, escape Akrapovič de especificação do Campeonato Mundial de Endurance, embraiagem Suter, junta de cabeça GYTR, tampas de carter GYTR, filtro de ar de corrida BMC, entre outros.
O aumento de mais de 30 cvs e a considerável quantidade de torque levam esta moto ao reino das hipermotos, mantendo a entrega de potência suave e plana pela qual a R1 é famosa. Com a ECU do kit GYTR, que oferece uma ampla gama de configurações de controle de torque e tração, a moto é utilizável para qualquer nível de habilidade, proporcionando uma experiência de pilotagem excecional.