Vão surgindo no mercado cada vez mais motociclos elétricos de diversos segmentos. Mas qual será o melhor que existe? É uma pergunta sempre difícil de responder, mas a Stark Future afirma ter ‘a mais avançada do mundo’.
Trata-se da Stark VARG, que tem uma potência 30 por cento superior a uma moto com motor a combustão de 450 centímetros cúbicos. São 80 cv de potência e 938 Nm de binário, debitados por um motor arrefecido a água que faz parte do quadro estrutural, é leve e ágil.
A bateria, que demora uma a duas horas a carregar na totalidade, é de 6,5 kWh, proporcionando uma autonomia semelhante à de um depósito de combustível cheio numa moto de 450 cc – capaz de completar uma corrida inteira do Mundial de motocross MXGP.
Encontra-se um quadro que é descrito como ‘o mais leve do mundo’ em motos de motocross, havendo um sub-quadro em alumínio e um sub-quadro dianteiro em fibra de carbono. À frente encontra-se uma forquilha Kayaba e atrás há um amortecedor de 50 milímetros. O braço oscilante é composto de alumínio.
Os travões são da Galfer, com sistema hidráulico Brembo, sendo a roda frontal equipada com um disco de 260 milímetros e a traseira com um disco de 220 milímetros.
A Stark pretendeu conceber uma carenagem que favorecesse o controlo da moto, definindo a linguagem de design como ‘Desempenho, arte humana’. Por ser um modelo elétrico, não há radiadores nem sistema de escape. A ergonomia foi otimizada. É fácil de remover rapidamente a carenagem, que na secção superior em fibra de carbono tem um logótipo Stark Future em ouro de 24 quilates. Há três opções de cor: cinzento Forest Grey; vermelho Stark Red; e branco Snow White.