Mais uma volta recorde batida na sexta-feira do GP dos Países Baixos. Collin Veijer foi o líder do primeiro treino de Moto3 em Assen, estabelecendo a volta mais rápida de sempre no circuito.
Depois de David Alonso (CFMoto Gaviota Aspar), Adrián Fernández (Leopard Racing/Honda) e Davud Muñoz (BOE Motorsports/KTM) liderarem durante breves instantes com as respetivas primeiras voltas lançadas, Veijer entrou em pista para assumir desde logo a liderança.
O piloto da Liqui Moly Husqvarna Intact GP, que compete em casa, encetou uma sequência de várias voltas rápidas e nunca perdeu o primeiro lugar. Perto do fim fez a volta recorde em 1m40,259s. Ryusei Yamanaka (MT Helmets-MSi/KTM) alcançou o segundo tempo a 0,294s.
Após liderar o treino livre da manhã, Iván Ortolá (MT Helmets-MSi/KTM) voltou a mostrar-se competitivo com o terceiro tempo a 0,310s de Veijer. O top cinco foi fechado por Fernández e José Antonio Rueda (Red Bull KTM Ajo). O líder do campeonato, Alonso, sofreu duas quedas, terminando uma sessão difícil para si na nona posição.
Tempos:
💪 @CollinVeijer95 looks like he's the rider to beat in #Moto3!
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) June 28, 2024
He tops a rather eventful P1 as David Alonso struggles after two crashes ⚠️#DutchGP 🇳🇱 pic.twitter.com/KQUEgkwkTd